Michael um leitor

No dia 29 de agosto, ele completaria 52 anos. Sei que muitos renderam homenagem ao extraordinário músico e dançarino que foi, mas o RG homenageia  um grande Amante dos livros Michael Jackson.

Novidade nenhuma para os fãs, muito menos para os livreiros. Michael Jackson foi um consumidor voraz de livros. Sua coleção perfazia um total de 10.000 livros.

Eu e meu humilde acervo compreendemos essa relação de colecionismo  que cultivava esse real leitor. Não me causa espanto, pois sei que dificilmente alguém, com tamanho espírito criativo e sensibilidade, seria o ser superficial que muitos quiseram fazer crer.

Em entrevista ao L.A Weekly o advogado Bob Sanger que assistiu a Michael judicialmente por 16 anos, disse que ele fazia questão de se cercar de livros e mais livros em casa.
Sobretudo em seus lugares preferidos.  Não é difícil imaginá-lo depois de horas de treino a buscar inspiração em seus livros prediletos.

Autodidata,  o rei do pop fazia parte do círculo exclusivo de entusiastas da leitura, conforme afirmou Bob Sanger. E mais: Seus livros sempre apresentavam sinais de uso, ou seja,  rechonchudos pelo efeito dos marcadores de páginas,  recheados de anotações.

Eu me recordo de uma entrevista em que um escritor (cujo nome não me lembro…rs) foi convidado a ir Neverland, pois Michael Jackson ficara entusiasmado com que havia lido. Chegando lá, Michael já estava com o livro em mãos, todo rabiscado,  ansioso para
crivá-lo de perguntas. Tal escritor ficou admirado da profundidade de
pensamentos que MJ expressava com competência de leitor.

Ao que parece, Michael Jackson alcançava um estágio de leitura a que poucas pessoas chegam. O  estágio em que o leitor mesmo diante de assuntos obscuros e abstratos,  possui repertório para seguir o fio da meada. E bacana foi saber por intermédio desse mesmo escritor que o discurso de Michael não recaía no pomposo. Ele sabia diluir o conteúdo denso da mensagem com simplicidade. Eu acho isso o máximo!

Julien Green, premiado escritornorte-americano, já dizia que a cultura não se improvisa. São necessários vários anos para que se apreciem as belas artes com inteligência e sensibilidade. E no que diz respeito às artes, Michael Jackson foi um profundo entendido.

Mas, vamos falar de suas visitas as livrarias?  Quase sempre as livrarias fechavam para recebê-lo. No círculo dos livreiros, conta-se um episódio onde em um evento cheio de donos de livrarias, um deles comentou que MJ havia ido à sua loja. De imediato, a maioria respondeu: “Ele foi à minha também”. E pela retumbância do eco ficou claro o valor que MJ dava a leitura. Segundo esses mesmos livreiros, MJ gostava de ir à sessão de poesias. Talvez buscasse inspiração para suas letras. Muitas delas, a meu ver, soam
filosóficas e transcendentais. Isso me fez lembrar de um depoimento do cantor Akon quando disse que enquanto uns pensam localmente e outros globalmente, Michael Jackson pensava planetariamente.  Enxergou a equação aí? Ler+pensar+Fazer.

Suas escolhas literárias eram ecléticas. Filosofia, história, prosa, poesia, música, arte, arquitetura, ficção adulta e infantil… lia de tudo.

Conta-se que uma vez, ele chegou à livraria em uma van lotada de crianças dizendo-lhes para que comprassem os livros que quisessem. (OMG! Meu sonho de infância, de agora e de sempre: “Escolha os livros que quiser”!  Tomara que essas crianças tenham guardado na memória esse momento).

Como pai, buscou cultivar em seus filhos o gosto pela leitura. A julgar pelo entusiasmo das crianças quando estiveram na livraria irlandesa  Hughes & Hughes, a semente já deu frutos.Wright, o dono da livraria, conta que “Praticamente rodaram toda a seção infantil, sempre mostrando seus achados ao pai, dizendo, “Papai, veja este livro”, “papai, dê uma olhada nisto, veja este livro sobre fadas! Papai olhe isto!”. Paris procurava por livros de contos de fadas, já Prince, queria as estórias de Beano.

(Fonte: http://www.emjey.com/portuguese/news/archives/viagens/index.php)

Nesse mesmo dia, Michael estava absorto na leitura de um livro sobre os Beatles.

Dizem que Ralph Waldo Emerson era o seu
poeta preferido. Não sei. Porém, ao pensar que Michael possa ter lido o
verso  abaixo, eu acredito que sim.

“Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando
fazer de você outra coisa é a maior realização”. (Ralph Waldo Emerson)

Fonte: http://romancegracinha.com/2010/09/book-lovers-michael-jackson/

___________________________________________________________________

Outras frases de Ralph Waldo Emerson

-Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito

-Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização.

-Quero dizer o que eu penso e sinto hoje, com a condição de que talvez amanhã eu vá contradizer tudo

-Em realidade somos mais do que conhecedores
de nós próprios.

-A verdade sem dúvidas é linda; assim como as mentiras.

-É fácil viver no mundo conforme a opinião das pessoas. É fácil, na solidão, viver do jeito que se quer. Mas o grande homem é aquele que, no meio da multidão, mantém com perfeita doçura a independência da solidão.

-“Quero dizer o que eu penso e sinto hoje, com a condição de que talvez amanhã eu vá contradizer tudo”

-Terminar o momento, encontrar o final da jornada em cada passo do caminho, viver o maior número de boas horas, é sabedoria.

-Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.

-A maneira de falar e de escrever que nunca passa da moda é a de falar e escrever sinceramente.

-A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.

-Os anos ensinam muito do que os dias nunca saberão.

-A felicidade é um perfume que não podemos espargir sobre os outros,
sem que caiam algumas gotas sobre nós mesmos.

-A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.

-O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo.”

-“Nunca é cedo para uma gentileza,
porque nunca se sabe quando
poderá ser tarde demais.”

-As ações do homen são o album de retratos das suas crenças.

-O homem é o que pensa o dia inteiro.
Encha-se alguém de lixo , e tudo que produzirá será monturo.

-Faça aquilo que você mais teme.

-Prefira os que dizem não resolutamente aos que dizem sim vacilantemente.

-O objetivo da vida não é ser feliz. É ser útil, honrado, compassivo, fazendo com que nossa vida, bem vivida, faça alguma diferença.

-O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz.


Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Michael um leitor

  1. mimijak disse:

    Bem, bem, bem…Olha eu aqui de novo…Em minhas procuras de Imagens para Montagem de meus ícones de Assunto de Fóruns, para meu Fórum O Invincible, acabei esbarrando em seu Blog outra vez…Menina!! Você ficou craque, em Assuntos interessantes!!!
    Michael é sempre uma caixinha de Surpresas, e sim sabia do seu gosto pela leitura, afinal esses na verdade eram seus únicos momentos de intimidade consigo mesmo, sem a interferência de ninguém, e verdadeiramente desfrutar desse prazer, sonhar, fazer Planos e porque não dizer viajar nas belas palavras que bailavam à frente de seus olhos, quase suplicantes para que ele ás Lesse, não é maravilhoso imaginá-lo nesses momentos tão raros r impressionantemente íntimos…
    Pra variar, não vou dizer que Amei o Post, só pra não ficar repetitiva, então vou dizer que adorei, da mesma forma, rsrsrs, parabéns!!! Beijos no seu Coração Rita!!! Mimijak

    • Rita disse:

      Obrigada Mimi tenho tantos outros mas esperando uma fila para traduzir tem coisas realmente imperdíveis e são coisas que temos que fazer um bom trabalho
      ja que o que impede maior divulgação é a lingua e o fato de muitos posts estarem em Blogs e Foruns completamente fechados . Mas estamos ai para propagar
      as peripécias , deste menino que nos encanta em cada besteira cada coisinha mínima que faz .. e tem algo minimo nele?

  2. ieda disse:

    Ele falou que lia muito mesmo, lia sobre tudo, vi numa entrevista ele falando isso. Fico feliz que ele pode desfrutar dos prazeres da leitura sem obrigações, porque eu nessa férias só li um livro(esse em parte, para a minha formação acadêmica), que é um de Foucault. E já estou pensando quando voltar as aulas, a quantidade de coisas que lerei! hehe

    Boa noite, e eu amei o texto!*-*

  3. elyria leticia disse:

    eu te amo mto meu amor… AMOO AMOOO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s