Michael Jackson e Eros, o deus o amor

Muito já se falou sobre a sexualidade de Michael Jackson. Ele já foi chamado de gay, de assexuado, de pedófilo, entre outras coisas. Nem quero discutir tais afirmações aqui…No contraponto, já teve também sua capacidade inegável de atração muito bem descrita em textos que fizeram a ponte entre a magia de seus shows e sua transbordante e natural sensualidade.
Não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito e escrito, mas como alguém que o ama muitíssimo, fui beber na fonte de Eros na tentativa de tentar compreender que amor é esse tão forte e pulsante que    Michael provoca na pessoas ao redor do mundo todo, não só através de suas eletrizantes performances, mas também com suas atitudes, e com isto eu quero dizer, Michael fora dos palcos também é apaixonante.
Como um homem tão tímido e reservado, que nunca expôs de forma midiática nenhuma parceira – até com Lisa Marie Presley, apesar do beijo em público, foi extremamente discreto e ético até quando findo o casamento – conseguiu provocar tanto frenesi “sexual” entre fãs do mundo todo, de todas as idades, de ambos os sexos, de todas as etnias e culturas, de todos os níveis sócio econômicos, de todas as religiões?
E descobri a história de Eros, o deus do amor, com Psiqué.
A belíssima história de amor com final feliz, entre o imortal e a mortal, entre o amor e a alma me remetem a Michael Jackson.
O que não é sua arte senão o encontro entre o amor e a alma?
Amor erótico mesmo, daquele que busca a perfeição de cada detalhe pra oferecer um banquete divino, verdadeiro manjar dos deuses ao simples mortais, que, embriagados pela ambrosia por ele destilada e oferecida, tornam-se também, por um momento mágico, imortais e irremediavelmente apaixonados.
Psiqué, Alma mesmo, escapando pelos poros, derramando-se em suor, saindo pelas pupilas do olhar expressivo, pela voz cheia de nuances, gemidos, gritos, sussurros. É alma ou é corpo, é corpo ou é alma?



Michael Jackson é tudo junto, tudo ligado sem possibilidade nenhuma de separar: amor e alma, corpo e alma, dança e alma, música e alma/ vida e alma / morte e alma/ branco e alma/  negro e alma/  homem e alma/ mulher e alma / adulto e alma/ menino e alma/  alegria e alma/  tristeza e alma…. tudo nesse homem lenda é feito com intensidade de alma.É isso que o torna mais do que uma lenda, o torna único, ímpar, incomparável.
Esse erotismo que nada tem a ver com vulgaridade, mas tem paralelo no amor dedicado a cada detalhe, no perfeccionismo da obra de arte que é o espetáculo em si e que Michael chamava de “escapismo” é muito mais do que isso que ele, em sua imensa modéstia chamou: é êxtase mesmo, clímax absoluto para qualquer mortal que teve ou terá a sensibilidade de captar o amor exalado por Michael nos palcos.
É alma expressa em forma de doce sorriso, é amor medido imedido nos gestos meticulosos, nos calculados passos de dança; é paixão desenfreada nos sinais físicos mesmo do prazer que ele sente em estar ali e isso eu quero dizer com muito respeito, sem querer invadir a intimidade de Michael mas preciso falar, pois acho que é a prova maior de amor e entrega desse artista homem incrível: é quase orgásmico o prazer que ele sente no palco; eternizado nas imagens dá pra notar na ondulação do corpo, no arfar da respiração, nos mamilos entumecidos, no rosto crispado de prazer, na ereção e só não há ejaculação pois ele, respeitador como poucos, deve ter aprendido a se conter muito pra não estravazar ainda tudo, retendo pra si parte de prazer e devolvendo ao público ávido, a parte que lhe pertence.


Em qualquer outro homem, isso soaria grosseiro.
Em Michael soa lírico, poético, adorável. Amo ver essas manifestações e a naturalidade em que se dão.
E eu digo que nunca, na história do entretenimento, um público foi mais saciado do que a plateia dos shows de Michael Jackson.

 


E lendo mais sobre erotismo, descobri que ” O deus Eros tem na mitologia a missão de juntar elementos distintos e opostos como homem e mulher, razão e sentimento, quietude e extroversão. É só com amor que podemos estar nesses territórios tão distintos sem perder a singularidade, o que é único, pessoal”.
Preciso falar mais alguma coisa?
Quem mais personifica esse personagem nos tempos atuais senão o próprio Michael Jackson, que, além de tudo ainda conecta, através de seu legado artístico e humanitário,  pessoas do mundo todo?

 


Um dos mais belos tratados sobre o amor (Eros) trata-se do Banquete, de Platão.
Eis aqui o trecho que mais me chamou a atenção
“Ao contrário do que diziam seus discípulos, a amizade (ou amor, representado pelo deus Eros) não é o próprio belo e próprio bem. Eros é originado de duas oposições, filho da riqueza e da beleza.
Isso o coloca numa situação intermediária, não fazendo estar de nenhum lado oposto e extremo. A posição intermediária de Eros atribui-lhe movimento, sendo o mesmo movimento do homem em busca do bem supremo.
O bem é o que há de mais supremo, é o divino, como Platão expressa literalmente em A República e no próprio Banquete.
É a forma unificadora, é o que harmoniza e unifica o cosmos e o homem; é o que todo ser humano deve buscar.
FonteToda forma de sociedade deve se voltar também para o bem e essa busca do bem, do supremo e divino, Platão a caracteriza como amizade, como Eros

Por isso dizemos que Eros (philia, amor e amizade) é movimento, a busca incessante do homem pelo bem e que tanto o homem quanto a sociedade não pode existir sem esse movimento em direção ao que o bom e belo.”

Michael, com sua aguçada inteligência emocional, com sua sensualidade natural deixava Eros se manifestar livremente, sem vulgaridade e sem pornografia e o público correspondia, pois capricho gera capricho, gentileza gera gentileza, amor gera amor!!!

E é por amor que escrevi esse texto, ao meu amado Michael, mais que Eros, o deus do Amor, és a Psiqué, Alma pura, és a Volúpia, união de ambos.

Sabe, Michael, pra mim, na verdade, nem todos os deuses do Olimpo juntos conseguiriam expressar de forma mais genuína que você o que é amor.

Sou grata a Deus porque “diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer pra mim dividir um planeta  e uma época com você” (by Carl Seagan)

Sim, é gratidão por ter sido sua contemporânea.

Pena que, como Eros que fugiu ao perceber que Psiqué vira seu rosto, você que sempre fora fugidio, escapou de mim mesmo antes que eu desvendasse seus mistérios.

Pena…. pois agora que posso ainda que seja apenas com o lume de uma vela conhecer-te, sei que atrás da máscara havia alguém todo feito de amor, você alçou voo eterno e não sei se posso mais alcançá-lo

Nem sei se essa história de amor terminará bem como a de Eros e Psiqué mas tenho certeza de uma coisa, em algum lugar da eternidade, já nos encontramos e sei também que, um dia você prometeu:”I’ll be  there!”

 

MICHAEL JACKSON: ” I LOVE, SO MUCH! REST IN PEACE, MY ANGEL!!!!”
_________________________________________________

 

Nota: Esta materia foi uma aguçada pesquisa de minha amiga Irleide fã de Michael e estudiosa nos assuntos á ele relacionados .Meu agradecimento especial por esta matéria que me presenteaste com inteira dedicação .

“Estou postando ela no dia internacional das mulheres , é um presente que me dou saber da cumplicidade entre MJ e EROS um corpo e uma alma unificados não tem preço “.

Obrigada amiga ,obrigada God Bless You ever!

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Decifrando Michael, Textos dos que amam Michael e marcado , , , . Guardar link permanente.

49 respostas para Michael Jackson e Eros, o deus o amor

  1. Eeeeh! O Miih pra ser um Deus só faltava… Huuuummm… Realmente… Não sei o q é! rsrsrsrsrsrsrsrsrs… Mas para se um Deus Do Amor só faltava ser um arqueiro com a flecha do cupido! Kkkkkkk…

  2. Esqueci de comentar antes,
    Q pena q o video não está mais disponivel.
    Vc pode me informar qual seria essa performance.
    Sei q é da Dangerous Tour e parece ser Humam Nature.
    Vc pode confirmar por favor, obrigado

    • Rita disse:

      Oummm Amiga vi agora que o video não tá mais disponivel na verdade acho que é Bucarest Dangerous Tour 93 , vou procurar outro para substituir . bjs obrigada

  3. Somente agora consegui ler esse teu post.
    Fiquei imensamente feliz. Parabéns a ti Rita pelo blog, e pelas palavras. A tua Amiga por conseguir tão fielmente descrever o Ser Michael Jackson, na sua mais completa expressão de Amor, de sentimento e de tudo q ele nos inspira. Não há um dia q eu não me delicia com suas músicas, seu sorriso, e sua dança. Sinto Mike presente em minha vida sempre. E amor incondicional, e outro dia eu ja comentava, não há o q explicar. A Michael simplesmte temos amor puro e total devoção.

    Michael Forever In My Heart

  4. Leninha disse:

    Amei cada linha desse texto. É simplesmente perfeito, Visualizo o Michael da forma que você descreveu. Michael é pura poesia, basta ter sensibilidade para captar a magia.

  5. Mary Sant'Anna disse:

    O que mais falar, depois de tudo que lí? Essa é a essência…MICHAEL…tão bem descrita…tão bem sentida…parabéns pela linnnnnnda descrição do nosso…ANJO…e obrigada pelo presente…pelo linnnnnnndo texto que acabo de ler!

  6. vera disse:

    Eu encontrei este testo hoje porque o titulo me chamou ha atencâo.
    Eros o Deus do amor, è icrivel lindo de mais !!!
    Parabens ! a você…

  7. o que eu vou mais falar aqui depois disto tudo? A tradução perfeita da “natureza humana” somente isso…..

  8. Tuany disse:

    NOSSA!!!
    Este texto é a coisa mais linda!!!!! Descrece como ele é perfeitamente!!!!
    Não podia ser melhor escrito, sem dúvida! Amei com todas as letras.
    Ele era muiiiiiiiiiitoooooooooooooooo sensual e sem nem um pingo de vulgaridade!!
    Michael, we love you so much!!!! L.O.V.E!!!

  9. ELAINE CUNHA disse:

    MEU DEUS! EU SIMPLISMENTE AMEI ESSE TEXTO ELE DIZ EXATAMENTE TUDO O QUE ENXERGO EM MICHAEL E SEM DUVIDAS COMPRAR MICHAEL A EROS FOI UMAS DAS MELHORES COMPARAÇÕES JÁ FEITAS NA MINHA OPINIÃO. ATÉ PORQUE MICHAEL JACKSON PARA MIM É SIM O ” DEUS DO AMOR” PARABÉNS A QUEM ESCREVEU ESSE POEMA POIS PRA ISSO FOI MAS QUE UM TEXTO FOI UM BELISSIMO POEMA….

    • irleide disse:

      Oi, Elaine. Muito obrigado pelo comentário tão doce. Suas palavras muito me honraram. Na verdade, sou apenas alguém que ama demais o Michael. Bjos. God bless you!

  10. Anna disse:

    Lindo *-*

  11. Angella disse:

    Por favor, quem é de onde é a pessoa que escreveu este texto??? Preciso mesmo conhecê-la, gostaria de conversar com essa pessoa!!! Foi um dos melhores textos que já li NA VIDA sobre Michael. Fico feliz demais, porque esta é a exata essência que gosto de abordar , quando escrevi ou no que ainda vou escrever.
    Gostaria de saber os contatos ,ok?
    Agradeço pelo que vc escreveu. É de muita qualidade, merece destaque.
    Abração,
    Angella Wains

    • irleide disse:

      Oi, Angella. Fico muito honrada com os comentários positivos que recebi de amigos (as) e de pessoas incentivadoras como você. Não sou escritora, apenas alguém que ama muito o Michael. Meu email, válido tb para o facebook é irleide.educ@ig.com.br
      God bless you!
      Irleide

      • MJJKING disse:

        Eu que agradeço amiga á Deus ter te dado tamanho discernimento para se aprofundar neste assuntos de Michael Jackson que merecem serem discriminados por pessoas que o amam e o resppeitam e tem sede de o decifrar assim como vc. Obrigado.

  12. Andreza disse:

    Amei o texto!!!! Sensível e profundamente tocante…

  13. Regina disse:

    Lindo texto Irleide!!!

    A sensualidade de Michael é tão complexa, ela nos embriaga e sem vulgaridade alguma. Por isso mesmo tão difícil de ser descrita.
    E vc o fez tão lindamente!!!
    Parabéns!!!!!!

  14. Selma disse:

    “Sabe, Michael, pra mim, na verdade, nem todos os deuses do Olimpo juntos conseguiriam expressar de forma mais genuína que você o que é amor. ”

    Essa frase resume o texto todo e resume o nosso sentimento por ele…algo imensuravel, dificilimo de explicar!!!!
    Lindo texto amiga!!!

  15. Ricardo Chaves disse:

    Meu Deus Irleide, que texto mais lindo!

    Sua emoção falou tão alto que dá até para ouvir as batidas de seu coração em cada palavra digitada por vc!!!!
    Michael realmente mexe com as emoções de todos, mas sabe o porque disso? Anjos são assim, eles vem de mansinho e quando menos a gente espera eles nos inspiram a fazer coisas e coisas do bem como esse lindo texto e sabe qual foi o anjo que te inspirou a faze-lo? MICHAEL JACKSON!!!!!!!

    Que Deus a conserve sempre assim e te inspire através do amor que tens a Michael a nos trazer e nos presentar cada vez mais com esse lindas e douradas palavras a frases aquele que sempre e ainda nos ama!

    Heal The World.

    • Irleide de Souza disse:

      Ricardo, amigo. Falar o que? Vc é mt sensível, alguém especial mesmo. Agradeço a Deus e à conexão Michael por este encontro,mesmo que ainda apenas virtual. Heal the world!!!

  16. Iara disse:

    Michael pode ser descrito de muitos modos, maneiras e óticas. Muito bonita sua visão, aqui transformada em um bonito texto.
    Michael dizia que sensualidade é algo que vem de dentro. Também afirmou, “que nem entraria no palco, se soubesse que a visão da platéia estivesse voltada para a questão sexual, no sentido de erotismo e principalmente desejo lascivo.”
    Parabéns pelo texto. Michael Jackson sempre foi naturalmente sensual.

  17. Irleide,minha amiga,estabelecer tais comparações não é tão fácil quanto parece, no entanto você as fez com maestria.
    Parabéns!!!!!!!!!!

  18. Marcia Marcondes disse:

    Irleide,minha amiga,seu texto é surpreendente e lindo.Estabelecer tais comparações não é tão simples,mas você as fez com maestria.
    Parabéns!!!!!!!

  19. Rose disse:

    Lindo!!!! MJ te amo eternamente!

  20. Rose disse:

    Lindo texto! Fiquei muito emocionada…eu amo MJ demais!!

  21. venina disse:

    Irleide seu texto e muito lindo,nós faz pensar como Michael possuia dentro de si tantos lados todos tão belos.Beijos Venina

  22. ana disse:

    Amiga

    Que texto mais lindo, consegue personificar a pessoa de Michael, em contraste com Eros o Deus do Amor.
    Nos mostra toda assência, contida nesta pessoa maravilhosa que só nos trouxe momentos de felicidade, e nos ensinou a Amar… e amar… e por fim amar.
    Parabéns.

    • Irleide de Souza disse:

      É amiga….apesar da saudade, fica a gratidão por “essa pessoa maravilhosa que só nos trouxe momentos de felicidade, e nos ensinou a Amar….e amar…. e por fim amar.” Parabéns a você, poeta!!!

  23. Maria Rita disse:

    Belo estudo sobre a mitologia e o significado do Deus Eros… Concordo que o Michael soube personificar Eros em sua plenitude, você conseguiu em eu texto mostrar isto. Obrigada

  24. Billie disse:

    Lindo texto

  25. Valéria disse:

    Eu havia recebido este texto por e-mail da minha grande amiga, autora do mesmo e achei lindo, me senti envolvida dentro do mito grego.
    O Mike realmete fez e ainda faz as mulheres delirarem, mas de uma forma inocente sem vulgaridade.
    E este texto faz com que a gente pare e compare: Eros x Michael Jackson, e constatamos que ele era o nosso Eros da nossa época, lindo, charmoso, educado, atencioso um verdadeiro Lord.
    Adorei!!!!
    Bjs.

  26. Elaine Cristina disse:

    Irleide, amiga, seu texto é simplesmente maravilhoso.
    Você nos colocou diante da essência artística de Michael de forma poética.
    Michael é mesmo a mistura de Eros e Psiqué, ou seja, erótico e sensual, mas visando as sensações, não a vulgaridade, e com uma dose imensa de sensibilidade e entrega, ou seja, alma pura.
    Adorei seu texto, amiga. Parabéns e obrigada pelo presente pelo Dia das Mulheres.
    Bjo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s