A voz de Michael Jackson – Um registro apaixonado

Por: Irleide de Souza

Que a voz de Michael Jackson é privilegiada,  isso é incontestável. Seus detratores, críticos musicais, produtores, professores de música e seus alunos, profissionais diversos da música, os que o amam, os que o odeiam e, é claro, seus fãs, são unânimes em afirmar que o alcance vocal de Jackson é único e sua voz é personalíssima, inigualável.
As características técnicas dessa tessitura vocal com tamanha amplitude eu deixo para a análise específica de um seleto grupo de “experts” no assunto. Eu pertenço a um outro grupo, provavelmente bem maior, daqueles que, embora não sendo especialistas em técnicas vocais, o amam com grande devoção e, não sendo surdos, conhecem o que é boa música e reconhecem uma voz especial. Sabemos que Michael treinava sua voz, a aquecia e cuidava dela como um tesouro, mas sabemos também que essa voz emergia da alma, como tudo que ele fez.
Mesmo não tendo ouvidos musicais, a minha trajetória gospel me ensinou a apreciar a boa música e a reconhecer alguns detalhes. Quem já cantou num grupo vocal de igreja ou montou uma banda no seu tempo de adolescente sabe do que estou falando. Você passa a ficar mais seletivo, seus ouvidos percebem melhor e distinguem mais facilmente sons como instrumentos vocais, arranjos, back vocals, subidas e descidas das vozes  nada muito científico, apenas a capacidade de maior sensibilidade para ouvir.
Pois bem, foi essa percepção mínima, não muito aguçada nem sequer especializada que me conferiram hoje, o direito de falar da voz de Michael Jackson.
Primeiro, porque eu o conheço e o amo desde quando éramos crianças  sim, já devo ter falado isso mais de uma vez, somos contemporâneos – crescemos juntos, adolescemos juntos, adultecemos juntos e ambos mantivemos o jeitão criança de ser. Acho que morremos juntos, pois parte grande de mim se foi naquele 25 de junho…

E é do tempo de menina minha primeira memória auditiva de Michael, quando ainda no Jackson Five, a interpretação angelical de criança por vezes assumia uma forma quase adulta, algumas reviravoltas na voz, uns lances assim tão maduros… Mas foi quando ouvi  “One Day in your life” que me apaixonei de vez.
Aquela voz comunicava uma emoção que me contagiava e me fazia sentir como ele, ou pelo menos, como ele queria que eu sentisse.Sim, aquela voz tinha esse poder.Porisso chamo a minha fala de “um registro apaixonado”  sobre o impacto que essa voz causa em mim: me transmite calma e ânimo, me instiga a pensar e me impulsiona a agir, me mantém viva.

Eu te convido a ler esse texto e a viajar por algumas músicas que Michael Jackson interpretou. Para aproveitar melhor a viagem, desnude-se do preconceito e vá saboreando o menu que se apresenta.
Pra mim, leiga no assunto, ele tem muitas vozes, da aguda ao tenor possante, em todas as formas que se apresenta estão lá as marcas identitárias de Michael Jackson: a entrega total à sua arte, a intensidade, a sensualidade natural, entre outras. Mas os especialistas advertem- é uma só voz, dotada de grande amplitude, parecendo ser várias. Mas, voltamos à minha visão apaixonada.
Sua voz comunica movimento, mais do que isso, sua voz dança. É isso mesmo, costumo dizer que em Michael Jackson a voz dança e o corpo canta. Experimente assistir a um vídeo dele dançando sem som. Se você conhecer ao menos um pouco do seu repertório, saberá qual é a música, pois o corpo a interpreta com minúcias. E se apenas ouvir sua voz cantando virão em sua mente os movimentos. Sei que você dirá: Mas isso é óbvio, em se tratando de Jackson, pois ele produziu muitos vídeos clipes (short films) e, ao ouvir a música, é instantâneo evocar a imagem. Eu te responderei então:  A maioria das centenas de músicas que ele deixou como legado não tem vídeos, pelo menos, oficiais,mas tente ouvir “Shake your body” sem sentir os movimentos. Conseguiu? É impossível.
Sua voz, como nenhuma outra, traduz emoções. Parece redundante dizer isso de um cantor tão expressivo como Michael, mas que outra voz se utilizou de tantos recursos para expressar o amor e o ódio, a solidão e o excesso, a paz e a guerra…? Estão registrados na história musical os gemidos dolorosos de quem chora um amor que se foi, de quem amarga a solidão mesmo em meio à multidão, de quem se revolta pelos elefantes dizimados, pelas florestas incendiadas; estão ali os sussurros aos pés do ouvido, a respiração ao microfone, o estalar da língua, o soluço, os gritos enrrouquecidos pedindo socorro ao planeta, ensandecidos denunciando o abuso da mídia,que, sem parcimônia e respeito, invade sua privacidade e, pior que tudo, produz infâmias sobre ele. Não faltam também os gritinhos agudos e brincalhões, zombando de quem leva a vida muito a sério. Esse Michael!!!!! Tente ao menos, não sentir paixão alguma ouvindo “Fall again” ou o mínimo de compaixão ao ouvir sentir a autobiográfica “Childhood”.
Sua voz derruba teorias. E ele, corajoso como só, não tem nenhum pudor de exibir a voz agudíssima, algo tão inédito para uma interpretação masculina, ainda mais de um cantor negro, da América tão cheia de hipocrisias e de falso puritanismo. Ele ousou desafiar o que estava posto e se fez único. Uma voz nem tipicamente feminina, nem propriamente masculina. Uma voz só dele, sem comparações, indecifrável e múltipla como só ele soube ser e, como ele próprio, não cabe em nenhuma categoria de classificação. A voz é maior que as escalas classificatórias, não se encaixa nos conceitos, menos ainda nos preconceitos.
Sua voz desenha. Quando eu o ouço, é como se ele utilizasse a voz assim como o pintor pega o pincel e fosse desenhando: linhas curvas e retas, arabescos, escadas que vão até as nuvens, sonhos impossíveis. E vai colorindo tudo também: a voz produz uma gama infinita de tons e matizes diversas, verdadeira aquarela musical. Mesmo quando a voz soa triste, nunca é cinza ou sem cor, pois diante dela,  até a tristeza tem cores, suaves e pálidas, mas ainda assim estão lá. Nas músicas mais ritmadas e alegres, há um mosaico multicolorido, caleidoscópio perfeito e dançante.
Sua voz conclama. Chama os cidadãos à luta. Ela denuncia e anuncia também, pois como disse Paulo Freire, não basta a denúncia sem o anúncio. A voz esbraveja que o planeta está doente (Earth Song) denunciando a ganância do homem, mas essa mesma voz apresenta a solução e dá o anúncio da saída: a voz firme, pausada, ritmada e segura chama o homem do espelho à corresponsabilidade (Man in the mirror) e lhe diz:  Tudo começa com você. Toda mudança começa com o homem do espelho. E ainda lhe impõe o dever de compartilhar a cura do planeta (Heal the World). Uma voz tão docemente convincente que impossibilita o não atendimento ao seu chamado e lá vamos nós, bandeira em punho, unidos na utopia de curar o mundo já tão sem jeito, e agora, também sem ele.

Sua voz seduz. Não bastassem todos os apelos irresistíveis, ainda mais esse. A voz é magnética e  tem sexualidade própria: novamente os gemidos, os sussurros, os soluços….mas isso todo cantor pode fazer. Michael consegue ser sensual indo além do uso dessas artimanhas. Ele até utiliza  muito esses recursos, mas eu quero dizer é que a sua voz soa sexy mesmo sem que ele queira. O tempo todo, e em todas as músicas. Me perdoem os homens, mas às vezes acho que só nós mulheres percebemos essas nuances. É uma voltinha na voz, que brinca com nossos sentimentos;  é um estalo da língua que parece que a gente até pode vê-la tocando o céu da boca; é uma frase repetida em outro tom assim casual calculadamente; é aquele jeitinho de cantar chorando que mata a gente; é aquela voz que rasga, engasga, parece que a palavra entala na garganta dele e, quando sai, é pura magia; são as oscilações da altura, que mexem com a nossa imaginação; são esses e outros detalhes que não consigo descrever. E o curioso é que esse perfil  sexy da voz de Michael está presente quando a voz é metálica, mais fria, quando é quente, rouca, poderosa; quando está bravo e eu chamo de “voz de galinho de briga”, que eu adoro; ou quando é de uma candura que não existe igual, que é a sua faceta “sweet Angel”, mais sexy ainda!!!

E aquele soprinho no microfone: O que é isso???? Arrepiante…Me faz acreditar cada vez mais, que Deus criou mesmo o homem a partir de um sopro nas narinas.
Sua voz transmite respeito  aos seus fãs, canta o que eles querem ouvir, isso deixou sempre claro, até a derradeira This is it!
Somos gratos a Deus por esse homem que foi um instrumento bem afinado, que teve a capacidade de aliar a transpiração do trabalho árduo dos ensaios, exercícios vocais, horas a fio em estúdios com a inspiração divina do dom a ele conferido, que teve a a habilidade de transformar esse dom em arte e a compartilhá-la conosco. Sua belíssima voz é um presente a todos que o amamos e também um legado à humanidade  e está eternizada nas suas canções.
Thanks, Michael. God bless you!

Maio/2011

 

Texto registrado no Recanto das letras :

Irleide de Souza
 em 07/01/2012
Código do texto: T3426990

 

Eu  – Meus agradecimentos especiais á Irleide por mais este presente, este texto magnifico tentando decifrar as angelicais e apaixonadas notas de um outro presente nos dado – A voz de Michael Jackson  … Obrigado meu Deus só posso agradecer!

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em 25/06/09, Decifrando Michael, HOMENAGENS, Textos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para A voz de Michael Jackson – Um registro apaixonado

  1. Ana paula disse:

    Lindo….
    A voz mais linda do mundo…

  2. Junior Mediun disse:

    Michael Jackson é demais eu o amo muito

    escuto as musicas a 7 anos seguidos e nunca parei sempre ouvi sempre sempre

    e o melhor cantor de todos

  3. Maíra disse:

    Irleide amiga, quero te parabenizar por ter conseguido expressar da forma mais exata possível, toda a sensação e magia que a voz do nosso querido Michael emana em nós.😉
    Você escancarou a alma e o coração e deixou fluir, deixou esparramar toda a magia dessa voz encantadora, angelical e única! Falou por você, por mim e por milhares de pessoas privilegiadas ao dom de sentir esse homem e toda a sua magia de forma tão intensa.
    Seu texto é tão profundo, que no momento em que lia, fui viajando… então, ouvi com nitidez Michael cantando…ouvi sua voz, os soluços, o estalar da língua, a respiração…vi Michael dançando em cada canção citada…senti a magia de Michael em todas as formas e cores… dentro da minha alma, dentro do coração.
    Michael é um presente que Deus enviou para a curar esse mundo doente, de um jeito brando, heroico e mágico…em forma de canção.
    Obrigada Irleide, por essas lindas e exatas palavras.
    Bjãooo LOVE

  4. Dirce Cândido disse:

    Não existem palavras exatas para decifrar o que foi a voz de MJ, uma coisa é certa, Deus lapidou minuciosamente aquela voz angelical que tanto nos fascina, Ele a deixou perfeita e a colocou em um anjo, para erradiar encanto entre as pessoas sensíveis, Deus em sua sabedoria deu-nos Michael, mas infelizmente o mundo não o acolheu com devia. A voz de Michael tanto tinha força como doçura, eram nuances perfeitas que os próprios experts no assunto nem sabem ao certo decifra-la, eu fico horas escutando e sempre quero mais, sua voz acalma, faz bem. Irleide, eu chorei ao ler seu texto lindo querida, é exatamente isso que imagino sobre a incomparável voz de nosso Anjo, sou uma manteiga derretida, e agora te guardo também no coração por saber que como eu existe alguém que compartilha um amor tão intenso por Michael, suas palavras me tocaram a alma amiga, que Deus te abençoe, eu amo Michael também desde criança, e One Day in your life, Ben, Music and me, são algumas das minhas preferidas, sempre que venho nesse blog choro muito, mas de emoção por está com pessoas tão especiais, Michael Jackson tem essa magia de unir seus fãs, e eu fico muito feliz por está aqui, bjus, MJ, amor eterno.

  5. 090300 disse:

    Nós como admiradoras de Michael em todos os sentidos pois acredito que o amamos de forma incondicional só podemos parabenizá-la por tão belo e sensível texto.
    Esse homem realmente foi uma criação Divina para nossa contemplação.
    Obrigada Irleide.
    E a Michael uma frase: Eu te amo meu Amor..

  6. César A. Almeida Barboza disse:

    Adorei o texto,enche-nos de lágrimas de emoção e saudades do Michael!Que Deus o tenha!

  7. Sonia Nobile disse:

    Me emocionei com seu texto.
    Michael faz parte da minha vida desde que eu tenho vida.
    e parte de mim tambem se foi naquele dia terrivel.
    mas ele esta sempre comigo, em meu coração.
    beijos lindo demais.
    obrigado por compartilhar

    • Irleide de Souza disse:

      Sonia, agradeço a gentileza do seu comentário. Muito sábias as suas palavras. Deus te abençoe!

  8. Jaqueline disse:

    Lindoooo texto,
    adoro seu blog, sempre fico sabendo de historias sobre o Michael que eu não conhecia *-*

  9. VALÉRIA disse:

    Só quem é fã para escrever um texto tão sublime com tantos detalhes sobre nosso amado Michael.
    Amei este texto, me fez viajar ao som das lindas canções que ele nos presenteou no decorrer de sua vida.
    Parabéns Irleide, obrigado por mais este presente.

    Valéria

    • Irleide de Souza disse:

      Amiga, sei que você partilha desse grande amor e verdadeiro ao Michael. Obrigado pelas palavras incentivadoras!!!!

  10. Coisa mais linda esse texto…..contém tudo o que gostaria de expressar sobre Michael, um homem único; não haverá outro igual tão cedo. Michael é uma expressão de Deus…criada com muito carinho e atenção. Te amo muito Michael.

  11. Elaine Cristina disse:

    Irleide, que texto lindo é esse???? Eu estou aqui de boca aberta, menina!!!
    Você conseguiu colocar no papel tudo exatamente como eu, e tenho certeza, como todos os fãs, principalmente as mulheres, sentem quando ouvem a belíssima voz de Michael. E digo mais as mulheres, porque concordo quando você escreve que nós temos mais facilidade em observar as nuances da voz dele. Mas isso é fácil de entender, Michael é a nossa grande paixão, por isso conseguimos enxergá-lo, exatamente como ele é e como ele quer. Diferente dos fãs homens, que o admiram pelo artista da melhor qualidade que é. Nós não. Nós vamos além, muito além. Nós conseguimos senti-lo, vivenciá-lo. Nós conseguimos absorver, nos mínimos detalhes, tudo que ele naturalmente ofereceu do seu íntimo, do seu coração, do seu dom divino.
    E como você escreveu tb., Michael aceitou, burilou com muita dedicação e soube usar e compartilhar muito bem e com muito amor, o dom que Deus lhe deu. E é por isso mesmo que ele é tão especial e tão amado, como nunca, nenhum artista no mundo conseguiu ser.
    Amiga, seu texto é simplesmente maravilhoso. Não só pelos sentimentos, como tb. pela redação, pelo estilo, pela riqueza e amplitude de informações. Perfeito!!!
    Amei. Você está de parabéns!
    Muito obrigada por ter me dado o prazer de ler um texto tão lindo, tão bem escrito e no qual eu pude me sentir inteiramente.
    P.S.: Adorei a voz de “galinho de briga”. Mais um acerto da sua sensibilidade, amiga. Aposto que é o “ie, ie, ie, ie… (a want you back), não é? kkkkkk.

    Bjo. no seu coração!
    Elaine

    • MJJKING disse:

      Elaine , a Irleide esta sempre se superando qdo o assunto em pauta é Michael nosso eterno amor temos muito á agradece-la .

      • Irleide de Souza disse:

        Rita, o amor tudo supera…..(I Coríntios, 13) Eu é que agradeço pelo privilégio de ter o meu texto publicado num espaço tão especial, feito com carinho e amor pelo Michael.

    • Irleide de Souza disse:

      Elaine, amiga. Que lindo o seu comentário! Ele, por si próprio já se constitui um texto lindíssimo. Vc se expressa mt bem e me encheu de orgulho, no bom sentido tá? Gostei de tudo que você escreveu, mas esse finalzinho sobre o “galinho de briga” está esplêndido, rs…… God bless you, my friend!

  12. ana disse:

    Bem , primeiramente quero agradecer a minha amiga Irleide, por tão grandioso e excelente texto.
    Uma analogia perfeita do ser Humano maravilhoso chamado Michael Jackson.
    Estou sem palavras para expressar a comoção que este artigo me causou.
    Só posso dizer , que a escrita está perfeita, e me transmite profundo sentimento.
    Maravilhoso.

    • Irleide de Souza disse:

      Aninha, vindo de você, esses elogios é que me deixam sem palavras. Deus te abençoe pelo incentivo, amiga!

  13. jordanea disse:

    Michael era um ser sublime,sua foz linda e angelical nos transmitia o ser maravilhoso,apenas ouvi-lo me transmite paz e harmonia,tudo nele é encantador!belo texto parabéns,amei todas as colocações!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s