Fedora

Fedora, também chamado Borsalino, é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá, e que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20, embora diga-se que tenha sido inventado em meados da década anterior

Chapéus com a copa em formato de C, denominada de coroa (pois há uma depressão na parte central), também são comumente chamados fedora.

Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora – e que foi tornado popular na peça teatral Fédora, de Victorien Sardou, feita para Sarah Bernhardt – e depois vertida em ópera por Umberto Giordano, em 1898 – grande sucesso no começo do século XX, tendo Enrico Caruso no papel de amante da personagem-título. Embora não haja ligação aparente entre o chapéu e a peça, o nome foi popularizado por esta.

A fábrica italiana de chapéus e acessórios masculinos Borsalino reivindica a criação do modelo de chapéu, que era produzido em feltro, cuja matéria-prima era a pele de coelho. Em alguns países, como a França  e até mesmo no Brasil, o fedora é comumente chamado borsalino.

No Reino Unido, o chapéu fedora é também chamado de trilby.

Seu sucesso iniciou sucesso no século XX, a partir dos anos 20, principalmente nos filmes de Hollywood a partir dos anos 40, como Humphrey Bogart no clássico Casablanca, , além de identificar o estereótipo de gangsters e detetives como Al Capone.

Harrison Ford foi outro ícone a usar o fedora em filmes como Indiana Jones nos 4 filmes de Steven Spielberg.

Outro grande nome relacionado ao chapéu fedora é o astro pop Michael Jackson, que tornou o chapéu, assim como as luvas, marcas registradas do seu visual.

O chapéu fedora é certamente o mais utilizado atualmente: um coringa do estilo que incrementa bem o visual urban chic. Pode ser usado no dia-a-dia, balada e até mesmo uma festa mais mais.. experimente!!

http://blog.multivegetal.com/tag/chapeu-fedora/

Usuários

Al Capone, mafioso estadunidense

Alain Delon, ator francês

Anthony Quinn, ator estadunidense

Benito Mussolini, político italiano

Britney Spears, cantora Pop

Charlie Chaplin, cineasta britânico

Ernest Hemingway, escritor estadunidense

Frank Sinatra,cantor e ator estadunidense

Federico Fellini, cineasta italiano

Fred Astaire, ator e dançarino estadunidense

Gabriele d’Annunzio, poeta italiano

Gary Cooper, ator estadunidense

Giovanni Agnelli, empresário italiano

Giuseppe Verdi, compositor italiano

Hirohito, imperador japonês

John Belushi, ator estadunidense

Johnny Depp,ator estaduniense

Justin Timberlake, cantor pop, compositor, ator, produtor e dançarino estadunidense.

João XXIII, Papa

Meyer Lansky, mafioso estadunidense

Michael Jackson, cantor pop, compositor, ator, produtor, dançarino e recordista de vendas norte-americano

Napoleão III, presidente e imperador francês

Orson Welles, cineasta estadunidense

Pancho Villa, general mexicano

Robert Redford, ator estadunidense

Álic Andrada, guitarrista brasileiro

Synyster Gates, guitarrista da banda Avenged Sevenfold

Warren Beatty, ator estadunidense

Winston Churchill, estadista britânico

Yul Brynner, ator estadunidense

DJ Ashba, guitarrista da banda Guns N’ Roses

Bruno Mars, Cantor e compositor

Esse acessório, que foi hit entre os homens no final do século XIX, se tornou uma daquelas peças absolutamente indissociáveis da cultura pop. Nos anos 40, Humphrey Bogart usou o chapéu em filmes como Casablanca e O Falcão Maltês. É quase impossível encontrar uma imagem de Indiana Jones em que Harrison Ford não esteja com ele. E o detetive dos quadrinhos Dick Tracy, que virou filme nos anos 90, invariavelmente é retratado com a peça. Fora isso, atores como Fred Astaire e Robert Redford também ajudaram a popularizar o acessório.

O fedora ficou muito associado à Máfia, e Al Capone, um dos mafiosos mais conhecidos de todos os tempos, não dispensava o chapéu pra compor seu ar misterioso.

Várias caras do show bizz apareceram recentemente com esse clássico. Teve Britney Spears e Rihanna, que inclusive usou o chapéu no clipe de Umbrella; além de Madonna, que está com o outfit na capa da Elle britânica de maio. Entre as atrizes, olho em Mary-Kate Olsen, Mischa Barton, Cameron Diaz, Penélope Cruz e Kate Bosworth. Já entre as modelos que aderiram, estão Agyness Deyn, Emina Cunmulaj e Julia Dunstall. E não dava pra esquecer Pete Doherty, roqueiro e ex-namorado de Kate Moss, que há tempos incorporou o fedora ao seu estilo.

Aqui no Brasil, quem já apareceu foi a Camila Pitanga, para a sua personagem Carol, na Novela Insensato Coração.

carol_02

Para a produtora de moda capixaba Maria Sanz, do blog No provador, “um chapéu pode denotar singularidade, mistério, originalidade ou extravagância à personalidade” de quem usa. Então, se seu estilo permitir, aposte num fedora – e, como diz a Maria, “saia por aí usando um ponto de exclamação nas idéias.”

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Fedora

  1. Irleide de Souza disse:

    Interessante pesquisa. Apesar de todas as grandes personalidades ligadas a o uso do Fedora, foi, sem dúvida alguma, Michael Jackson quem o popularizou, ao mesmo tempo que fez dele um complemento charmosíssimo e “cult”. Enfim, Michael eternizou o Fedora.

  2. mimijak disse:

    E vamos combinar, singularidade, mistério, originalidade e uma dose exata a extravagância da personalidade, nada como o Fedora!!!, Ainda não vi alguém usá-lo com tanta propriedade, esse acessório, foi inventado pensando numa personalidade como a de Michael, um verdadeiro charme!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s