A influência de Michael Jackson na moda

Michael Jackson deixou muito mais do que um legado artístico inegável. Além de ativista em questões sociais, humanitário com certificação no Guiness, MJ se firma como ícone do mundo fashion, sendo citado como uma das 100 personalidadesque mais influenciaram a moda de todos os tempos, pela conceituada revista Time. Tudo isso, graças ao seu estilo personalíssimo, que contagiou milhares, desde os anos 70 até hoje, como podemos ver nos desfiles das marcas mais antenadas.

Sua influência vai desde a tradicional calça boca de sino dos Jackson Five, passando pelas ontológicas jaquetas de couro da Era Thriller, pelo visual rock da Era Bad, pelas sensuais calças douradas da Era History, chegando aos ternos Versace, de corte impecável, sempre complementados com acessórios super estilosos e que o deixavam extremamente elegante. Isso sem falar dos óculos Ray Ban o chapéu Fedora e da luva e meias brilhantes.
E todos esses itens estão aí, desfilando nas ruas de nossa cidade.
Essa é mais uma prova de que o reinado de Michael Jackson permanece, mais forte do que nunca.  Por: Irleide Souza

Aqui algumas combinações bem ao estilo Rei do Pop

_______________________________________________________________

Exatos três anos se passaram desde a morte do maior ícone da música pop. Como legado, Michael Jackson deixou não apenas suas canções, ele elevou a maneira de fazer música e entretenimento a um novo patamar. O astro deixou como herança sua maneira de fazer e promover a música pop, de dançar e até mesmo seu modo de se vestir.

Da era disco, passando pelas ombreiras e meias brilhantes dos anos 80 até o visual mais ‘clean’ de “Black Or White”, diversos looks adotados pelo rei do pop durante sua carreira servem, até hoje, inspiração para o mundo da moda. Cada música de Michael era tão atrelada ao seu visual que, na performance de cada uma delas, o cantor se caracterizava com o figurino usado em cada clipe.

Relembre alguns dos visuais mais marcantes de diferentes fases da carreira do rei do pop e os hits que acompanharam cada um deles:

Michael Jackson assumiu os vocais do Jackson 5 em meados dos anos 60, quando tinha apenas oito anos de idade. O astro ficou no grupo até o início dos anos 80, até sua adolescência. Na época, o visual de Michael e seus irmãos ficou tão conhecido que até hoje a combinação black power e calças boca de sino é associada ao grupo.

Estampas floridas combinadas com cores vivas eram característica do visual de Michael e de seus irmãos durante os anos 70. Já no início da década de 80, os irmãos Jackson apostaram nos brilhos, mas sem deixar de lado o típico penteado black power.

Na época de seu primeiro disco solo em idade adulta, “Off The Wall”, Michael usou de influências da música black e disco não apenas para suas canções, mas também em seu visual. Na capa do álbum, o astro mostrava pela primeira vez suas características meias brancas brilhantes, que se tornaram uma de suas marcas registradas.

Michael usava também um smoking com gravata borboleta, visual bem menos ousado que os tempos coloridos do Jackson 5. A influência das discotecas no trabalho ficou por conta do visual adotado pelo cantor para promover a faixa “Rock With You“, com roupas ainda mais brilhantes do que as do Jackson 5.

Com os cabelos mais compridos, sem o black power, em “Billie Jean“, Michael voltou a usar um smoking, dessa vez de couro sintético acompanhado dos característicos sapatos que faziam o chão se iluminar por onde o astro pisava no clipe

Para as apresentações, Jackson compôs um dos seus visuais mais conhecidos: casaco e meias brilhantes, o chapéu e a clássica luva branca. A luva de couro branco enfeitada com imitações diamantes com os dizeres “Made In Korea” em seu interior foi usada na primeira vez que Michael se apresentou com o passo “moonwalk”, em 1983, e se tornou o principal acessório do rei do pop.

Foi em “Beat It” que Michael lançou um item que se tornou um dos objetos de desejo dos jovens dos anos 80 e se tornou inspiração para as roupas da época. No videoclipe que mistura a coreografia com uma disputa entre gangues, Michael desfila com a famosa jaqueta de couro vermelha com zíperes.

Para compor o look, Michael não dispensou o mocassim preto combinado com as meias brancas, que sempre ficavam a mostra com as calças pesca-siri, combinação eternizada pelo ídolo, que deixava claros os passos executados por Jackson.

Em “Thriller“, Michael apareceu com um penteado “jheri curl” e com uma nova jaqueta de couro sintético, vermelha com um “V” preto. A essa altura, as jaquetas com ombreiras e o sapato mocassin já haviam se tornado um uniforme do rei do pop.

Até mesmo o visual colegial que Michael usa em sua versão “lobisomen” no clipe de “Thriller” ficou eternizado como um figurino característico do astro.

Com o cabelo cada vez mais comprido, roupa preta cheia de cintos e correntes, Michael Jackson teve seu visual mais rock and roll em “Bad“. Para acompanhar seu look mais “malvado”, Michael usava botas com várias fivelas e uma jaqueta preta, bem diferente das coloridas do tempo de “Beat It”.

Na época, Michael adotou também as jaquetas estilo militar, que ele continuaria a usar durante o resto de sua carreira. A jaqueta se tornou outra marcar registrada do guarda-roupa do astro, e podia ser apenas de couro sintético até adornada com ouro niquelado.

Para combinar com a letra da música, Michael apareceu com visual “gangster” em “Smooth Criminal”. Com chapéu, terno e gravata bege, o astro executava uma de suas coreografias mais conhecidas, em um clipe que fez parte do filme do cantor, “Moonwalk”.

Parte da coreografia de “Smooth Criminal” era executada graças à um dos acessórios do visual do ídolo: os sapatos. O calçado especial tinha um truque, que fazia com que Michael e seus dançarinos conseguissem inclinar o corpo para frente sem cair no chão.

Mas Michael não possuía apenas visuais extravagantes e cheios de adereços. Em “Black Or White“, o cantor seguiu a risca o título da canção e adotou um visual simples, com uma calça preta e uma blusa branca, por vezes, entreaberta.

Com os cabelos mais compridos que do que já havia utilizando antes e menos cacheados, Michael já mostrava uma coloração bem clara que nada lembrava sua cor de nascença, mudança causada por uma doença que despigmenta a pele, vitiligo, que Michael sofria desde o início da década de 90.

Em “They Don’t Care About Us“, Jackson assumiu um visual “abrasileirado”. Naquela ocaisão, o astro visitou as cidades de Salvador e do Rio de Janeiro para gravar uma das versões do videoclipe da música. Em favelas e acompanhado do grupo Olodum, Michael cantava e dançava com uma blusa do grupo baiano e calça jeans.

Na mesma época, em meados dos anos 90, o popstar promovia sua turnê “HIStory”, uma das mais longas de sua carreira, que ficou marcada pelo uso constante das famosas calças coladas e douradas.

Hoje o estilo do ícone do pop não saiu de moda e continua vivo no mundo fashion. O visual de Michael Jackson ainda serve de modelo para grifes e figurinos de vários artistas, que se inspiram nas combinações inusitadas eternizadas pelo rei do pop.

Fonte

Três anos após o adeus, os ecos de Michael Jackson na moda atual

Das jaquetas vermelhas à overdose de paetês, o Rei do Pop nunca esteve tão na moda

Contabilizar quais músicas de Michael Jackson são as nossas preferidas é difícil, muito difícil. Então, nem pense em nos pedir para eleger quais detalhes do closet do Rei do Pop são mais queridos, seria mais difícil que definir o valor exato de pi. Estamos acompanhando diversas homenagens pelos três anos de morte de MJ e, ao assistir alguns de seus clipes e shows antigos, parecia que estávamos vendo um fashion film de uma nova marca super hypada: calça dourada,jaqueta vermelha, detalhes neon e overdose de paetês, só para eleger alguns.

A jaqueta vermelha: do clipe de 'Thriller' para as ruas frias do mundo todo
A jaqueta vermelha: do clipe de ‘Thriller’ para as ruas frias do mundo todo

Ela foi eternizada no clipe deThriller,  em 1982, e, 30 anos depois, é desejo de milhares de it girls e mocinhas espertas mundo afora. A jaqueta vermelha, especialmente a de couro, tira o look invernal de tons escuros do sério e ainda faz uma bela homenagem ao Rei do Pop.

Pernas douradas para brilhar como o Rei do Pop no palco
Pernas douradas para brilhar como o Rei do Pop no palco

A Balmain desfilou em Paris e garotas antenadas, nos corredores da última São Paulo Fashion Week. A onda metalizada já tomou conta do mundo e, no Inverno, chega às calças para esquentar as pernas com a dose de ousadia necessária. Tal qual Michael Jackson adorava usar no palco…

O look está sem graça? Acenda-o com pitadas de cores neon
O look está sem graça? Acenda-o com pitadas de cores neon

Assistindo à reprise de um show de Michael Jackson em Munique, em 1997, foi impossível não notar as ombreiras da jaqueta preta incrementadas por um detalhe amarelo neon, uma das cores que mais vimos nos desfiles de Verão 2013. Há dois anos o neon já foi febre, cansou e voltou com vocação para acender looks que poderiam ficar apagadinhos. Assim como a jaqueta daquele show de 1997…

O que brilha mais que os paetês de Michael Jackson? Os seus!
O que brilha mais que os paetês de Michael Jackson? Os seus!

Se pudéssemos definir Michael Jackson em uma palavra seria ‘brilho’. Nas luvas, jaquetas, calças, e sapatos (beijo para os slippers de glitter que tomam conta das vitrines neste Inverno!), o astro sempre queria brilhar mais do que o disco ball da pista de dança. Assim como você. Há algumas temporadas, é impossível fugir do brilho dos paetês – e quem disse que queremos abandoná-lo?

Fonte

Todos os anos, a renomada revista Time cria uma lista das 100 pessoas mais influentes no mundo, indicando políticos, empresários e celebridades. No entanto, antes da edição deste ano, a Time publicou uma lista bônus que exibe os 100 maiores ícones da moda desde 1923 escolhidos pelos editores.

Dividida em categorias como “Designers e marcas”, “Modelos”, “Fotógrafos”, “Editores e estilistas”, a lista inclui cinco astros da música dentro da seção “Inspirações”; os Beatles, Lady Gaga, Madonna, Michael Jackson e David Bowie.

A jaqueta de couro vermelho de “Thriller” e a luva de cristais são motivos mais que suficientes para o rei do pop receber uma posição entre tantos outros nomes. Michael Jackson também exibiu um estilo que evoluía e mesmo assim mantinha sua característica única.

Fonte


Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A influência de Michael Jackson na moda

  1. Maria Helena Bremgartner disse:

    Amei esse artigo sobre as roupas do Michael. Bem detalhado. Parabéns pela paciência na compilação !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s