Livro Man In The Music -Cap 4 – Dangerous- Will You Be There,Keep the Faith

11.                WILL YOU BE THERE

(Escrita e composta por Michael. Produzida por Michael Jackson.
Coproduzida por Bruce Swedien.
Gravada e mixada por Bruce Swedien e Matt Forger.
Arranjo do coro por Andraé e Sandra Crouch, apresentando o Coro Andraé Crouch.
Orquestra arranjada e conduzida por Johnny Mandel.
Arranjo rítmico por Michael Jackson e Greg Phillinganes.
Arranjo dos vocais: Michael Jackson.
Tecado: Greg Phillinganes e Brad Buxer.
Sintetizadores: Michael Boddicker.
Sintetizadores e programação de sintetizadores: Rhett Lawrance.
Bateria e percussão: Paulinho Da Costa.
Prelúdio: Nona Sinfonia de Beethoven em D Minor, Opus 125.
Performada pelo Coro da Orquestra de Cleveland, dirigida por Robert Shawn e conduzida por George Szell)

 

 

“Will You Be There” levou Michael Jackson para dentro de outro território artístico. A peça de quase oito minutos é, essencialmente, uma épica trilha sonora de filme, com raízes no black gospel, mas fundido com música clássica e rhythm and blues. Ela é, ainda, outro exemplo da extraordinária habilidade de Jackson em criar a partir de díspares estilos musicais e fazê-los funcionar juntos. O crítico musical John Kays chamou-a de “um dos melhores trabalhos da carreira dele… um movimento especial que parece ter sido esculpido a partir das páginas do Velho do Testamento.” Na verdade, depois da agonia, semelhante à de Jó, e o tumulto das duas faixas anteriores, “Will You Be There” tenta dar sentido ao sofrimento dele e transcender a isso.

A música começa com um prelúdio orquestral de sessenta e cinco segundos tirado da Nona Sinfonia de Beethoven, performada pela Orquestra de Cleveland. É um movimento incrivelmente audacioso. A Nona Sinfonia é considerada uma das maiores obras na história da música ocidental. A sagacidade de Jackson em usar trabalho tão renomado (a primeira sinfonia orquestral principal a usar vozes) dá uma indicação do escopo e ambição da visão criativa dele. Enquanto outros artistas pop da época estavam cantando protótipos, formuladas canções de amor, Jackson estava mergulhando fundo nos poços da arte, história e religião, para criar algo que, nas palavras dele, “viveria para sempre”.

É importante notar, contudo, que ele não estava usando a Nona Sinfonia (ou nenhuma outra fonte) apena por usar. A introdução é sobre estabelecer uma áurea, sobre levar o ouvinte em uma jornada emocional. Quando as magistrais linhas do coro da Orquestra de Cleveland alcança o clímax, o som, de repente, dissolve-se dentro de uma suave melodia de vozes celestiais (cantado pelo Coro Andraé Crouch). “Ele foi brilhante com esta coisa”, diz Brad Buxer. “Introduções e finalizações eram realmente importantes para ele. As introduções eram quase tão importantes quanto à própria música.” Com a apropriada áurea estabelecida, a música, adequadamente, começa com o proposital gancho de piano e embaralhamento, como a percussão de Chariots of Fire. “isso foi modelado depois do beatbox de Michael” diz Buxer. “Era quase como Chariots of Fire, mas mais agressivo. Ele diria, ‘Isso tem que ser seco e em sua face’, significando sem ressonância, sem efeitos. Absolutamente cru. Tem que ser pungente.”

Jackson canta em um tenor calmo, profundo; um forte contraste de quando ele foi ouvido pela última vez, em “Give In To Me”. A música o tinha transportando (e os ouvintes) para um lugar diferente. “Abrace-me”, ele canta, “como o Rio Jordão…”, Jackson tinha utilizado elementos do gospel antes (“We Are the Wolrd, “Man in the Mirror”), mas “Will You Be There” é a primeira vez que ele explora completamente o poder disso. A música avança e retroage, eleva e suspira. Jackson está cantando uma prece por conforto e força, pela capacidade de superar obstáculos. Porém, ele também confessa as fraquezas e dúvidas dele: ‘Eles me disseram”, ele canta, “um homem tem que ter fé/ E caminhar quando não é capaz/ E lutar até o fim/ Mas eu sou apenas humano”. Depois, ele implora por orientação e clareza: “Todo mundo está tentando me controlar/ parece que o mundo/ Tem um papel para mim/ Eu estou tão confuso/ Você mostrará a mim?

Com cada confissão, Jackson é elevado pelo impulso do coro, que cantarola, e pelo ritmo arrebatador da percussão. No clímax, ele improvisa em uma emocionante pergunta e reposta com o coro que quase transporta o cantor (e a audiência dele) para o lugar. Isso é Jackson em máximo desempenho. Parte de genialidade dele sempre serão as faixas mais sombrias, sinistras, mas é também encontrado na sublime transcendência dos hinos dele. “Will You Be There” é uma música pessoal sobre uma condição universal. Se as palavras finais são dirigidas a Deus, uma amada ou a humanidade, como um todo, elas comunicam a elementar ânsia humana por amor e compreensão.

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12           KEEP THE FAITH

(Escrita e composta por Glen Ballard, Siedah Garret, e Michael Jackson.
Produzida por Michael Jackson; coproduzida por Bruce Swedien.
Gravada e mixada por Bruce Swedien.Arranjo por Glen Ballard, Jerry Hey e Rhett Lawrence.
Arranjo do coro pelo Coro Andraé Crouch.
Vocais solo e background: Michael Jackson.
Vocais de fundo: Siedah Garret e Shanice Wilson.
Piano e baixo: Jai Winding.Bateria, percussão e sintetizadores: Reth Lawrance.
Bateria e percussão: Bruce Swedien.Sintetizadores: Michael Boddicker.
Guitarra: David Williams)

 

 

“Keep the Faith” reúne o mesmo time (exceto Quincy Jones) que criou “Man in the Mirror”. Como a predecessora dela, “Keep the Faith” é uma música sobre superar barreiras e acreditar na habilidade de alguém em fazer diferença no mundo. Enquanto a letra pode ser um pouco clichê, a execução vivaz de Jackson aumenta o motivacional fervor gospel da faixa. Na verdade, para apreciar completamente a música, é preciso entender o papel que igreja negra – e a música gospel – tem desempenhado na história americana, como uma força de solidariedade, apoio e fortalecimento em face da opressão e injustiça. Com raízes na dor e na emoção de espirituais e blues, músicas gospel contam uma história de sofrimento e resistência. Elas conectam o presente com o passado. Como W.E.B. Du Bois escreveu na virada do século: “A música da religião Negra ainda mantem-se a mais original e bela expressão da vida humana e saudade já nascida no solo americano… Intensificada pela trágica vida da alma de escravos… ela se tornou uma verdadeira expressão do sofrimento, desespero e esperança de um povo”.  Infusão Gospel de “canções de liberdade”, é claro, também desempenharam um papel chave no movimento dos direitos civis.Jackson, dessa forma, está tocando em um gênero com um profundo e rico passado, o entendimento dele sobre isso começou coma mãe dele, que foi criada no Sul. Ele também cresceu escutando artistas como Sam Cooke, Ray Charles e James Brown, todos os quais tinham raízes no gospel, mas misturaram isso ao soul e ao rhythm and blues e a tornou acessível a um público “pop” mais amplo.

Em “Keep the Faith”, Jackson segue nessa tradição. Talvez, com a audiência global, multicultural dele em emente, ele evitou específicas referências religiosas em favor de algo mais universal. O destaque é o impetuoso chama-e-responde com o Coro Andraé Crouch, que imita a dinâmica entre pregador e congregação. “A letra é como um apropriado sermão no Domingo por um vivaz pregador tentando elevar a congregação dele a encontrar os desafios que a vida propõe”, escreve o crítico musical John Kays.
Na verdade, o que começa com um aparentemente leve número autoajuda desenvolve-se para uma arrebatadora chamada por resolução e determinação. “Sentar a um piano e tê-lo cantando… é simplesmente uma experiência religiosa”, recorda o colaborador Glen Ballard. “O cara é maravilhoso… Ele é expressivo, tem excelente tom, faz incríveis backgrounds. Os backgrounds dele são, provavelmente, tão bons quanto os de qualquer um que eu tenho ouvido. Eles são texturas em si mesmas.”

 

Livro Man In The Music -Cap 4 – Dangerous – Gone To Soon,Dangerous

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
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Uma resposta para Livro Man In The Music -Cap 4 – Dangerous- Will You Be There,Keep the Faith

  1. milla disse:

    Really! !!!! Will you be there me prende, me arrebara desde a primeira nota do piano. Eu amo absolutamente todas mas as minha preferidas são man in the mirror , we are the world , will you be there e you’re not alone. Eu simplesmente fico em êxtase.

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