Livro Man In The Music -Álbum Michael : Behind the Mask,Much too Soon

9.                BEHIND THE MASK

(Escrita por Michael Jackson, Chris Mosdell e Ryuichi Sakamoto.
Produzida por Michael Jackson, John McClain e Jon Nettlesbey,
“Behind the Mask” contém um sample da gravação “Behind the Mask” quando performada pela Yellow Magic Orchestra.
Vocais guias e backgrounds: Michael Jackson.
Vocais adicionais: Hanice Wilson e Alphonso Jones)

 

“Behind the Mask” foi primeiro gravada no estúdio de Jackson, em Hayvenhurst, em 1981. Ela era uma adaptação de uma música de um inovador grupo japonês de electro-pop, o Yellow Magic Orchestra.
Quando Jackson ouviu a peça guiada por sintetizador pela primeira vez, ele ficou fascinado pelo som futurístico e aura incomum. Ele, subsequentemente, procurou por Ryuichi Sakamoto para pedir permissão para retrabalhar a música, incluindo adições de novas letras. Com a aprovação de Sakamoto, Jackson foi ao trabalho, desenvolvendo uma fantástica nova versão. A faixa teria ficado bem em casa, em Thriller e, do mesmo modo, seria um grande hit. Infelizmente, ela nunca foi feita no Westlake Studios, para a trilha sonora, devido à disputa de créditos da música.
Mais tarde, entretanto, da versão de Jackson foram feito covers, pelo tecladista dele, Greg Phillinganes, Eric Clapton e, ironicamente, Ryuichi Sakamoto. Por décadas, fãs ansiaram ouvir Jackson na música, mas mesmo os créditos como compositor tendo sido resolvidos, em 1985, ela nunca foi lançada.

Talvez por ser consistente com a maioria do novo material do álbum, entretanto, o co executor, John McClain, decidiu produzir e arranjar por completo a música, novamente, para MICHAEL, incluindo um baixo diferente, a adição de dois solos de sax, barulho de multidão e uma cantora na outro. Tais liberdades criativas provocaram frustação entre os fãs, que estavam ansiosos para escutar a última versão trabalhada de Jackson, em vez de uma reinterpretação.
Não está claro se a demo, há tempos ansiada, a qual foi modelada muito de perto por Greg Phillinganes na gravação dele, de 1985, será, eventualmente, lançada.

Mas independentemente da mixagem, a música em si é soberba. Nos vocais transbordando com vitalidade e paixão, Jackson narra a história de superfícies enganosa e ilusões. “Atrás da máscara, você controla seu mundo”, ele canta. Mais tarde, vocais backgrounds, que soam como cyborgs, transmitem distópicos máximos de alienação (“Não há nada nos seus olhos/ Mas este é o jeito como você chora”). A música também apresenta uma incrível linha de baixo, o inquietante beatboxing de Jackson e um misterioso teclado no estilo “Good Vibration” servindo como uma contra melodia. Ela é, indiscutivelmente, uma joia da coroa, no tesouro encontrado das músicas da era Thriller não lançadas em álbum de Jackson.

_______________________________________________________

10.           MUCH TOO SOON

(Escrita por Michael Jackson.
Produzida por Michael Jackson e John McClain.
Vocais guias e backgrounds: Michael Jackson)

 

 

A música que fecha o álbum apresenta a habilidade de Jackson como cantor-compositor, para magnífico efeito. Essa música, assim, – sem dúvidas, a melhor balada de Jackson – não ter integrado um álbum, enquanto ele estava vivo, é uma tragédia por si só. “Much Too Soon” é uma sofisticada expressão de perda e saudade que se sustenta ombro a ombro com algumas das melhores baladas folks dos Carpenters e dos Beatles. A letra se lê quase como um poema W.B Yats.

A faixa foi, primeiro, escrita por Jackson, em 1981, e revisitada múltiplas vezes durante anos.
Os vocais nessa versão foram gravados em 1994, no Hit Factory, durante as sessões de HIStory. A engenharia e mixagem dela foram feitas, originalmente, por Bruce Swedien (essa versão vazou online, nas semanas que precederam ao lançamento do álbum). “Michael entrou um dia e disse que ele teve uma ideia e precisava de um guitarrista”, recorda o engenheiro assistente, Rob Hoffman. “Assim, eles chamaram um cara, Jeff Mironov, para a sessão. Ele se sentou com MJ na cabine de isolamento e Michael, pacientemente, cantou todas as notas de cada acorde e a melodia. Ele tinha a coisa toda na cabeça dele.
Quando Jeff fez isso, Michael veio para a sala de controle e cantou, ao vivo, enquanto Jeff fazia algumas tomadas… Eu acredito que nós fizemos cerca de 5 ou 6 tomadas, todas elas incríveis… Mas a música foi guardada e nunca trazida de novo.”

A versão que aparece em MICHAEL, apresentando mais proeminente acordeom e corda, foi produzida, novamente, para o álbum, pelo coexecutor John McClain.

A música, um Jackson sem esperança, acompanhada pelo útil trabalho de guitarra acústica de Tommy Emmanuel, canta sobre ser separado de quem ama “muito cedo”. A emoção no vocal surge com tal pureza e honestidade, que o ouvinte sente, a cada vez, a dor no coração. “Leve embora esta tristeza sem fim”, ele implora em um verso. “Tire este sentimento de solidão da minha alma.” Dado o contexto da vida de Jackson, essas palavras carregam profundidade e ressonância.

A ponte apresenta uma harmonia solo, que ressalta a essência blues-folk da música, antes de Jackson retornar com o verso final sobre “nunca deixar o destino controlar a alma [dele]”. É uma música linda, agridoce, que, perfeitamente, tempera esperança e tristeza, solidão e o desejo por reconciliação. Por todo o estrelato de Jackson, “Much Too Soon” relembra a todos que por trás da construção da mídia estava um ser humano.

 Michael Jackson sorri, enquanto em turnê, em Tóquio, em 1987.

Michael Jackson sorri, enquanto em turnê, em Tóquio, em 1987.

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Livro Man In The Music e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Livro Man In The Music -Álbum Michael : Behind the Mask,Much too Soon

  1. Edna Kisielow disse:

    GOSTARIA DE CONTINUAR A RECEBER ATUALIZAES DE SEUS POSTS POR E-MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s