Livro Man In The Music- Cap 1 – Off The Wall -Off The Wall,Girlfriend

5.        OFF THE WALL

(Escrita e composta por Rod Temperton;
produzida por Quincy Jones.
Instrumentos de sopro arranjados por Jerry Hey.
Arranjos vocálicos e rítmicos por Rod Temperton.
Vocais guia e backgrounds: Michael Jackson.
Baixo: Louis Johnson.
Bateria: John Robinson.
Guitarra: David Williams e Marlo Henderson.
Piano Elétrico e sintetizadores: Greg Phillinganes.
Programação dos sintetizadores por Michael Boddicke e George Duke.
Percussão: Paulinho da Costa.
Instrumentos de sopro: The Seawind Horns)

 

 

A segunda da três contribuições de Rod Temperton, “Off The Wall”, é o som tema perfeito para o álbum, celebrando a “estranheza” de viver com paixão e originalidade (Vivendo loucamente/ Esse é o único jeito), acima da “normalidade”, da conformidade e da rotina entorpecentes.  Essa música é, assim, na verdade, uma indicação ao avesso da sociedade “correta”, questionando as expectativas dela, enquanto ostenta uma nova visão de satisfação. Temperton, intencionalmente, direcionou o teor da faixa a Jackson, acreditando que a celebração de ser diferente e “viver loucamente” iriam ressonar com o excêntrico cantor. “Eu sabia que ele gostava de Charlie Chaplin e eu pensei que ‘Off The Wall’ seria uma coisa legal para Michael”, Temperton se recorda. “Off The Wall” também prenunciou alguns dos temas de teatro de horror de “Thriller”, com sua abertura misteriosa e zumbis zombeteiros. Além de “The Place Hotel”, ela representou um dos primeiros exemplos da incursão de Jackson nos temas e sons góticos.

A música é um excelente exemplo do ritmo, tempo e versatilidade brilhantes de Jackson. Rod Temperton, propositalmente, escreveu essa música para destacar esses pontos. Escute a mudança de tempo, o arranjo complexo, as harmonias soberbas. “Em dado momento”, aponta Timothy Pernell, “você pode escutar o barítono, tenor e falsete de Michael se chocando durante a ponte (“Faça o que você tem vontade de fazer/Não há regras, é por sua conta”).

Entrementes, a música combina os temas das duas faixas anteriores: a alienação do “trabalho” moderno e a alegria de “escapar” através da música e da dança. “Quando o mundo está sobre seus ombros”, canta Jackson, “deixe o horário de expediente na prateleira”. As expectativas e obrigações sociais são lançadas de lado, em favor na espontaneidade, excitamento e paixão. “Deixe a loucura da música entrar em você”, Jackson canta. “A vida não é nada mal, se você vive loucamente”. Com este groove funk e os vibrantes vocais de Jackson, a faixa título é uma das mais destacadas do álbum.

___________________________________________________________

6.          GIRLFRIEND

(Escrita e composta por Paul McCartney;
produzida por Quincy Jones.
Instrumentos de sopro arranjados por Jerry Hey.
Arranjos rítmicos por Quincy Jones, Tom Bahler e Greg Phillinganes.
Arranjos vocálicos por Michael Jackson e Quincy Jones.
Vocais guia e backgrounds: Michael Jackson.
Baixo: Louis Johnson.
Bateria: John Robinson.
Teclado: Greg Phillinganes. Sintetizador: David Foster.
Programação de sintetizador por George Duke.
Guitarra: Wah Wah Watson e Marlon Henderson.
Instrumentos de sopro: The Seawind Horns
)

 

 

Dependendo do gosto, “Girlfriend” é uma encantadora e inocente música de amor ou uma lamentável Wings cover açucarada. A maioria dos críticos tende a optar pelo último. Geralmente referida como a faixa mais fraca em Off The Wall, ela, simplesmente, carece do excitamento sonoro e a aventura das faixas dances do álbum e a profundidade emocional das baladas dele.

A canção foi composta por Paul McCartney e, originalmente, incluída no álbum Wings dele, de 1978, London Town. Jackson se lembra de McCartney oferecendo a música a ele em uma festa e de ser pego pela “envolvente melodia”.
Ela é, na verdade, uma música cativante, mesmo que a melodia seja sentimental. McCartney, é claro, há muito tem sido criticado por escrever coisas como “tolas canções de amor”, desde que deixou os Beatles. Jackson, no entanto, ficou genuinamente lisonjeado por ter recebido a oferta de uma canção por uma lenda da música a quem ele admirava profundamente.

Uma divertida e provocante confissão de um triângulo amoroso, “Girlfriend” não está sem qualidades que resgatam. Para muitos ouvintes que cresceram com o álbum, a melodia simples e os vocais puros e desafetados de Jackson ainda evocam uma calor nostálgico e inocência.

Livro Man In The Music -Cap 1 -Off The Wall  -She’s Out Of My Life,I Can’t Help It

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Livro Man In The Music e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Livro Man In The Music- Cap 1 – Off The Wall -Off The Wall,Girlfriend

  1. rcm71 disse:

    Ouvi o álbum Off the Wall pela primeira vez há menos de um mês e Girlfriend é uma das minhas favoritas, sem duvida alguma. Não acho que essa falta de “excitamento” e ritmo dançante seja um defeito nela, acho que é exatamente por isso que gosto, por ela contrastar com as outras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s