Livro Man In The Music :Cap 1- Off The Wall – It’s The Falling In Love,Burn The Disco Out

9.      IT’S THE FALLING IN LOVE

(Escrita e composta por Carole Bayer Sager e David Foster;
produzida por Quincy Jones.
Arranjo de trompetes por Jerry Hey.
Arranjos rítmicos por Quincy e David Foster.
Programação de Sintetizador por Steve Porcaro.
Arranjo vocálico por Quincy Jones e Tom Bahler.
Voz líder e background: Michael Jackson e Patti Austin.
Baixo: Louis Johnson.
Bateria: John Robinson.
Guitarra: Wah Wah Watson e Marlo Henderson.
Teclado: Greg Phillinganes.
Sintetizado: David Foster.
Instrumentos de sopro: The Seawind Horns)

 

 

A última balada do álbum, “It’s The Falling In Love”, é um dueto de meio-termo com a cantora de jazz, Patti Austin. A música foi escrita por Carole Bayer Sager e originalmente incluída no álbum de 1978 dela, Too.
Quincy Jones trouxe David Foster e Tom Bahler para adaptarem e arranjarem a canção para Jackson. O resultado foi uma melódica e iluminada versão pop, que apresenta dois amantes conversando sobre os medos deles em se aproximar. A tensão é alcançada no estado de desconhecida antecipação. Enquanto eles estão profundamente apaixonados, eles se preocupam com a dor que pode resultar, por tornarem-se vulneráveis. “Embora eu esteja tentando não olhar em seus olhos”, canta Austin, “Toda vez que eu olho, eles, de alguma forma, me queimam.” A mistura de medo e esperança. Como Jackson canta: “Uma rede de mistério/Uma possibilidade de mais por vir”.

A canção se desenvolve ao longo de uma alegre batida ao fundo, pelos acordes da guitarra funk de Wah Wah Watson e os efeitos experimentais de sintetizadores de David Foster e Steve Porcaro. O destaque está no vocal alegre e na harmonia primorosamente arranjada, que evoca a emoção turbulenta e imprudente de se apaixonar.

_________________________________________________

10.     BURN THE DISCO OUT

(Escrita e composta por Rod Temperton,
produzida por Quincy Jones.
Instrumentos de sopro arranjados por Jerry Hey.
Arranjos rítmicos e vocálicos por Rod Temperton.
Vocais guia e backgrounds: Michael Jackson.
Baixo: Louis Johnson.
Bateria: John Robinson.
Guitarra: David Williams e Marlo Henderson.
Teclado: Greg Phillinganes.
Percussão: Paulinho Da Costa.
Instrumentos de sopro: The Seawind Horns)

 

 

O álbum termina com a apropriadamente intitulada “Burn The Disco Out”, a qual, essencialmente, assinalaria o fim da era disco. Off The Wall foi o último grande álbum – e muitos reclamam que foi o melhor – do reinado de, aproximadamente, cinco anos do gênero, sobre a dance music (1975-1980). Começando no início dos anos oitenta, uma mais sobressalente revolução pop-sintetizada dominaria o rádio, simbolizada por músicas como “My Sharona”, dos The Sanack’s, “1999” de Prince. “Under Pressure” de David Queen e David Bowie e, é claro, todo o álbum de Michael Jackson, “Thriller”. (Na verdade, se você escutar esta finalização para Off The Wall, seguido pela abertura para “Thriller”, a vasta diferença no som e na produção é impressionante.)

Ainda,“Burn The Disco Out”, parece perfeitamente em casa no contexto do álbum. A última canção das três contribuições de Rod Temperton, do Heatweave, fechou Off The Wall com a mesma energia incessante que começou a gravação: combinando disco, funk e R&B para criar já uma outra compilação de clássicos da dança. Alguns consideram que ela contém a maior excitação do álbum com a batida marcante, alegres instrumentos de sopro e vocais crescentes.

Bem como outras canções do álbum, “Burn The Disco Out” se tornou um hit de boate, inspirando os DJs exatamente como a letra manda (“rode as músicas”). Para os ouvintes, a energia, paixão e alegria pura da música (e álbum) fornecem exatamente o momento de puro êxtase sonoro que continua a brilhar trinta anos depois.

Livro Man In The Music -Cap 1 – Off The Wall : “Outras Notáveis Canções da Era Off The Wall”

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Livro Man In The Music e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s