Livro Man In The Music – Cap 7 – Invincible : Butterflies, Speechless

7.                BUTTERFLIES

 

(Escrita e composta por Andre Harris e Marsha Ambrosius.
Produzida por Michael Jackson e Andre Harris.
Gravada por Andre Harris e Bruce Swedien.
Engenheiro assistente: Vidal Davis.
Mixada por Bruce Swedien.
Vocal guia: Michale Jackson.
Vocais backgrounds: Michael Jackson e Marsha Ambrosius.
Instrumentos de sopro: Norman Jeff Bradshaw e Matt Cappy.
Todos os instrumentos por Andre Harris)

 

 

Para muitos fãs e críticos, a emotiva “Butterflies” é uma das gemas escondidas do fim da carreira de Michael Jackson. Como “Heaven Can Wait”, ela relembra as pessoas o que fez da voz de Jackson tal revelação, em primeiro lugar, ainda mais beneficiada pela maturidade e sofisticação. Embora a Sony nunca tenha lançado “Butterflies”, oficialmente, como um single, ela, rapidamente, se tornou um hit underground, particularmente em áreas urbanas como New York City.
Devido à resposta entusiástica, muitas pessoas simplesmente não puderam entender por que ela não foi promovida como o novo som de Michael Jackson. “Ela teria abrido as mentes das pessoas”, o crítico musical Steven Ivory disse à NPR. “Butterflies” ainda conseguiu alcançar o 3º lugar na Billboard Hot 100 e 2º no Hot R&B/Hip-Hop Singles, levada pela força do ar.

A música foi apresentada a Jackson pelo amigo, e executivo de gravação, John McClain. Jackson gostou do que ele ouviu na faixa de Floetry, uma jovem dupla neo-jazz/soul da Inglaterra. Marsha Ambrosious recorda-se de receber uma mensagem do Rei do Pop em 2000: “Esta voz realmente iluminada saiu da secretária eletrônica: ‘Eu estou realmente interessado nesta coisa que veio do Um Toque de Jazz. A coisa Floetry é realmente legal. Aqui é Michael Jackson! ’”.

Depois de receber várias potenciais demos, Jackson escolheu “Butterflies”. Poucos meses depois, Ambrosious e Natalie Stewart estavam no estúdio trabalhando com ele na música. “Foi incrível”, recorda Ambrosious da experiência, “porque ele continuamente perguntava, ‘Marsh, qual é a próxima harmonia? Garotas, este som está certo? ’ Ele era muito aberto.”

“Não é tão exagerado sugerir que ‘Butterflies’ é uma das mais significantes gravações R&B de Jackson em muito tempo”, argumentou o crítico musical Mark Anthony Neal. “Jackson abre a música com um murmúrio que parece um murmúrio tenor feminino, mas a música decola no segundo verso, quando ele força o alcance dele para um sussurrado falsete cadenciado que, poderosamente, captura a vulnerabilidade que a letra da música tenta transmitir.”

“Butterflies” se tornou um dos mais conceituados últimos trabalhos de Jackson e continua a ser “descoberta” por amantes da música, que a perderam na primeira circulação.

________________________________________________________

8.                SPEECHLESS

(Escrita e composta por Michael Jackson.
Produzida por Michael Jackson.
Edição digital por Brad Buxer e Stuart Brawley.
Gravada por Bruce Swedien, Brad Buxer, e Stuart Brawley.
Mixada por Bruce Swedien.
Arranjada por Michael Jackson.
Vocal líder: Michael Jackson e Jeremy Lubbock.
Coro Andraé Crouch e o Andraé Crouch Singers Choir.
Teclado: Brad Buxer. Viola/ Contractor: Novi Novoq. Viola: Thomas Tally.
Violinos: Peter Kent, Gina Kronstadt, Robin Lentz, Kirstin Fife e John Wittenberg)

 

 

As baladas de Invincible foram, geralmente, consideradas hits ou esquecidas pelos críticos. Tão sentimental quanto poderia ser, “Speechless” é um hit. Escrita, composta e arranjada por Jackson, a música é uma linda balada estilo Broadway, que coloca a característica habilidade vocálica de Jackson totalmente à mostra. NME descreveu-a como a “primeira canção realmente altiva do álbum”. Ela é, certamente, uma das mais puras expressões de alegria dele. Como as músicas gospels dele, o clímax alcança um tipo de transcendência espiritual, que é incomum na maioria das músicas pop.

A faixa começa acappella, transmitindo uma vulnerabilidade e intimidade que relembra “She’s Out of My Life”, antes de, gradualmente, construir uma sublime crescendo. Uma orquestra ascendente – coarrendada por Jackson, Brad Buxer e Jeremy Lobbock – é simples, mas de tirar o fôlego, no clímax. “Ele queria que ela fosse este tipo de êxtase”, disse Buxer. “Ele disse: ‘Eu quero que você toque estes arpejos. ’ Eu pensei que seria muito agitado, muito adocicado. Quando as modulações começam a vir, você escuta todos esses arpejos acontecendo no teclado. Não é sequenciado; é tudo tocado. Isso é o que ele queria.”

Jackson escreveu a música enquanto estava na Alemanha. Ele recorda de estar brincando com crianças quando a inspiração para a música veio. “Havia estas duas doces criancinhas, uma menina e um menino, e eles são tão inocentes”, ele disse em uma entrevista em 2001. “Elas são a quintessência forma da inocência e apenas por estar na presença delas eu me senti completamente sem palavras, porque eu senti que estava olhando na face de Deus, sempre que eu os via. Elas me inspiraram a escrever ‘Speechless’”. Uma vez que Jackson tinha a música na cabeça dele, ele imediatamente chamou Brad Buxer. “Ele cantou todas as partes no telefone. Às 06h30min ela estava pronta.”

O resultado foi uma canção de amor sobre um sentimento puro, incondicional, o tipo de amor seguro, sobre o qual ele nunca cantou realmente antes (talvez porque ele nunca tivesse experimentado isso completamente, até ele ter filhos). “Quando eu estou com você”, ele canta, “Eu estou na luz/ Onde não posso ser encontrado/ Eu sinto como se estivesse/ No lugar chamado Hallowed Ground.”

 

Livro Man in the music -Cap 7- Invincible : 2000 Watts ,You Are My Life’

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Livro Man In The Music e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s