Livro Moonwalk A autobiografia de Michael Jackson cap 3: MÁQUINA DE DANÇA – 3/4

Depois de nosso programa de TV me lembro fazendo teatros em cenários giratórios onde o palco não se movia porque se tivesse virado, nós estaríamos cantando para alguns lugares vazios. Eu aprendi alguma coisa com aquela experiência e eu era o único que se recusou a renovar o nosso contrato com a rede para outra temporada. Eu somente disse ao meu pai e meus irmãos que eu pensava que era um grande erro, e eles entenderam o meu ponto de vista. Eu tinha realmente tido um monte de dúvidas sobre o show antes de começarmos a gravar, mas acabei concordando em dar uma chance, porque todos pensaram que seria uma grande experiência e muito bom para nós.

O problema com a TV é que tudo deve estar amontoado em um pequeno espaço de tempo. Você não tem tempo para aperfeiçoar nada. Horários – horários apertados – governam sua vida. Se você não está feliz com alguma coisa, você simplesmente a esquece e passa para a próxima rotina. Eu sou um perfeccionista por natureza. Eu gosto que as coisas sejam o melhor que elas possam ser. Quero que as pessoas ouçam ou assistam algo que eu tenha feito e sintam que eu lhes dei tudo o que eu tinha. Eu sinto que devo uma cortesia àquele público. No show nossos conjuntos eram descuidados, a iluminação era frequentemente fraca, e nossa coreografia foi apressada. De alguma forma, o show foi um grande sucesso. Havia um show popular enfrentando-nos e nós os vencemos na classificação Nielsens. CBS realmente queria manter-nos, mas eu sabia que aquele show era um erro. Quando saiu, prejudicou nossas vendas de discos e levou um tempo para nos recuperarmos do dano. Quando você sabe que algo está errado para você, você tem que tomar decisões difíceis e confiar em seus instintos.

Eu raramente fiz TV depois daquilo, o especial Motown 25 é o único show que vem à mente. Berry pediu-me para estar naquele show e eu ficava tentando dizer não, mas ele finalmente me convenceu. Eu disse a ele que eu queria fazer “Billie Jean”, apesar de que aquela seria a única música não-Motown no show, e ele prontamente concordou. “Billie Jean” era a número um no momento. Meus irmãos e eu realmente ensaiamos para o show. Eu coreografei nossas rotinas, então eu estava muito envolvido nesses números, mas eu tinha uma boa noção do que eu queria fazer com “Billie Jean”. Eu tinha a sensação de que a rotina tinha trabalhado por si mesma na minha mente enquanto eu estava ocupado com outras coisas. Pedi a alguém para alugar ou comprar-me um chapéu preto – um chapéu espião – e no dia do show eu comecei a colocar a rotina junto. Eu nunca vou esquecer aquela noite, porque quando eu abri meus olhos, no final, as pessoas estavam de pé aplaudindo. Fiquei impressionado com a reação. Foi tão bom.

Nossa única “parada” durante a mudança da Motown para a Epic foi o programa de TV. Enquanto tudo aquilo estava acontecendo, ouvimos que a Epic tinha *Kenny Gamble e Leon Huff trabalhando em demos para nós. Foi nos dito que estaríamos gravando na Filadélfia após nossos shows estarem todas feitos.

(*nota do blog: Kenneth Gamble e Leon A. Huff são compositores americanos e fazem parte de uma equipe de produtores que escreveram e produziram mais de 170 discos de ouro e de platina. )

Eles foram os pioneiros da música soul da Filadélfia e formaram a gravadora Philadelphia International Records em 1971 como uma rival para Berry Gordy e Motown. Em 10 de março de 2008, a equipe foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame, na categoria não-performer. Gamble e Huff).

Se havia alguém que estava para ganhar em grau máximo com a mudança de gravadora, este foi Randy, que agora fazia parte dos Cinco. Mas agora que ele finalmente era um de nós, já não éramos mais conhecidos como o Jackson 5. Motown disse que o nome do grupo era marca registrada da empresa, e que nós não poderíamos usá-lo quando saíssemos. Aquilo foi duro, claro, então nós nos chamamos de Os Jacksons a partir desse momento.

Michaeljacksonlivromoonwalk26

O pai havia se reunido com os caras da Philly (Philadelphia International Records, a gravadora – nota do blog) enquanto as negociações com a Epic estavam em curso. Nós sempre tivemos grande respeito pelos discos que Gamble e Huff tinham supervisionado, registros como “Backstabbers” pelos O’Jays, “If You Don’t Know Me By Now”, de Harold Melvin e Blue Notes (com Teddy Pendergrass), e “When Will I See You Again”, de Three Degrees, junto com muitos outros sucessos.
Eles disseram ao pai que tinham estado observando-nos, e eles disseram que não iriam mexer com nosso canto. O pai mencionou que estávamos esperando ter uma ou duas de nossas próprias músicas incluídas no novo álbum, e prometeram dar a elas um julgamento justo.


Tínhamos chegado a conversar com Kenny e Leon e o pessoal de sua equipe, que incluíam Leon McFadden e John Whitehead. Eles mostraram o que podiam fazer por eles mesmos quando fizeram “Ain’t No Stoppin’ Us Now” , em 1979. Dexter Wanzel também fez parte desta equipe. Kenny Gamble e Leon Huff são profissionais desse tipo.
Na verdade, eu tive a chance de vê-los criar enquanto eles apresentaram músicas para nós e aquilo ajudou muito a minha escrita de músicas. Só de assistir Huff tocar o piano enquanto Gamble cantava, me ensinou mais sobre a anatomia de uma música do que qualquer outra coisa. Kenny Gamble é um magistral criador de melodia.
Ele me fez prestar mais atenção à melodia por causa de observá-lo criar. E eu iria assistir, também. Eu sentava lá como um falcão, observando cada decisão, ouvindo cada nota. Eles vinham até nós em nosso hotel e tocavam todos os álbum de música válidas para nós. Aquela é a forma de nós sermos introduzidos para as músicas que eles haviam escolhido para o nosso álbum – além das duas canções que nós mesmos estávamos escrevendo. Foi uma coisa incrível para estar presente.

Nós tínhamos gravado algumas demos de nossas músicas em casa durante nossas pausas de gravações, mas decidimos esperar por aqueles – nós sentimos que não havia sentido colocar uma arma na cabeça de ninguém. Sabíamos que Philly tinha muito a nos oferecer, assim que nós guardamos nossa surpresa para eles mais tarde.

Nossas duas músicas, “Blues Away” e “Style of Life”, foram dois segredos difíceis de manter na época porque estávamos muito orgulhosos deles. ” Style of Life ” era um jam dirigido por Tito, e que estava de acordo com a atmosfera de clube noturno que “Dancing Machine” havia nos introduzido, mas adaptamos um pouco mais enxuta e fraca do que a Motown deveria ter gravado-a.

“Blues Away” foi uma das minhas primeiras músicas, e apesar de eu não cantá-la mais, eu não tenho vergonha de ouvi-la. Eu não poderia ter continuado neste negócio se tivesse acabado odiando meus próprios discos depois de todo esse trabalho. É uma canção de luz sobre a superação de uma depressão profunda – Eu estava indo para a forma de Jackie Wilson em “Teardrops Lonely” de rir por fora para parar a agitação interior.

Quando vimos a arte da capa do álbum The Jacksons, o primeiro que gravamos para a Epic, ficamos surpresos de ver que nós todos parecíamos iguais. Mesmo Tito parecia magro! Eu tive a minha “coroa” Afro então, assim eu não fiquei muito fora, eu acho. Ainda assim, uma vez que realizamos nossas novas músicas como “Enjoy Yourself” e ” Show You the Way to Go ,” as pessoas sabiam que eu ainda era o segundo da esquerda, à direita para frente. Randy pegou o antigo lugar de Tito no meu lado direito, e Tito se mudou para o antigo lugar que Jermaine tinha. Demorou um longo tempo para eu me sentir confortável com aquilo, como eu mencionei, porém, aquilo não foi por culpa de Tito.

Aqueles dois singles foram registros de diversão – “Enjoy Yourself” foi ótimo para dançar. Tinha ritmo de guitarra e trompetes que eu realmente gostava. Foi também um registro de número um. Para o meu gosto, inclinei-me um pouco mais com relação a ” Show You the Way to Go “, porque mostrou o bom respeito que as pessoas da Epic tinham por nosso canto. Estávamos todos inteiramente naquele disco e foi o melhor que nós fizemos. Eu amei o alto chapéu e cordas vibrando ao nosso lado como asas de pássaros. Estou surpreso que a música em particular, não foi um grande sucesso.

Embora não podíamos expressar, nós sentimos que nos referimos a nossa situação em uma música chamada “Living Together”, que Kenny e Leon escolheram tendo-nos em mente. “Se nós vamos ficar juntos, temos que ser uma família. Tenha um bom tempo, mas você não sabe que está ficando tarde.” As cordas penetrantes e incisivas como eles fizeram em “Backstabbers”, mas aquela era uma mensagem dos Jacksons, mesmo que ela não era ainda o estilo dos Jacksons.

Gamble e Huff já tinham escrito músicas suficientes para outro álbum, mas nós sabíamos por experiência que, enquanto eles estavam fazendo o que eles faziam melhor, estávamos perdendo alguma de nossa identidade. Estávamos honrados de ser uma parte da família Philly, mas aquilo não era o suficiente para nós. Estávamos determinados a fazer todas as coisas que queríamos fazer há muitos anos. É por isso que nós tivemos que voltar para o nosso estúdio de Encino e trabalhar juntos novamente como uma família.

 

Livro Moonwalk A autobiografia de Michael Jackson cap 3: MÁQUINA DE DANÇA – 4/4

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em LIVRO MOONWALK: A AUTOBIOGRAFIA DE MICHAEL JACKSON e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

