Livro Moonwalk A autobiografia de Michael Jackson cap 4 – EU E QUINCY – 1/4

Michaeljacksonlivromoonwalk32

Na realidade, eu tinha conhecido Quincy Jones em Los Angeles quando eu tinha uns 12 anos de idade. Quincy me disse mais tarde que no momento, Sammy Davis, Jr. tinha dito a ele: “Esse garoto vai ser a próxima grande coisa desde a invenção do pão de forma”. Algo assim, de qualquer maneira, e Quincy disse: “Ah, é?” Eu era pequeno na época, mas eu lembrava vagamente Sammy Davis me apresentar para Q.

Nossa amizade realmente começou a florescer no set de The Wiz, e desenvolveu-se em uma relação pai e filho. Depois de The Wiz eu liguei para ele e disse: “Olha, eu vou fazer um álbum – você acha que poderia recomendar alguns produtores?”

Eu não estava sugerindo. A minha pergunta era ingênua, mas honesta. Nós conversamos sobre música por um tempo e, depois de chegar com alguns nomes e alguns balbuceios desanimados, ele disse, “Por que você não me deixa fazer isso?”

Eu realmente não tinha pensado nisso. Parecia a ele como se eu estivesse sugerindo, mas eu não estava. Eu só não pensei que ele estaria tão interessado na minha música. Então, eu gaguejei algo como: “Ah, grande ideia. Eu nunca pensei sobre isso.”
Quincy ainda brinca comigo sobre isso.

De qualquer maneira, nós imediatamente começamos a planejar o álbum que se tornou Off the Wall.

Meus irmãos e eu decidimos formar a nossa própria companhia de produção, e começamos a pensar em nomes para chamá-la.

Você não encontra muitos artigos sobre pavões no jornal, mas por volta desta época eu encontrei o único que importava. Eu sempre pensei que pavões eram bonitos e admirava um que Berry Gordy tinha em uma de suas casas. Então, quando eu li o artigo, que tinha uma imagem acompanhando a de um pavão, e revelou muito sobre as características do pássaro, eu estava animado. Eu pensei que eu podia ter encontrado a imagem que estava procurando. Era uma peça detalhada, um pouco limitada em alguns lugares, mas interessante. O escritor disse que o pavão abre completamente o seu leque de penas, somente quando ele está apaixonado, e depois todas as cores brilham – todas as cores do arco-íris em um corpo.

 

Eu fui imediatamente tomado com aquela bela imagem e o significado por trás dela. A plumagem daquele pássaro transmitiu a mensagem que eu estava procurando para explicar os Jacksons e nossa intensa devoção uns aos outros, bem como os nossos interesses multifacetados. Meus irmãos gostaram da ideia, então, nós chamamos nossa nova empresa de Peacock Productions, para contornar a armadilha de depender demais do nome Jackson. Nossa primeira turnê mundial se concentrou em nosso interesse em unir pessoas de todas as raças através da música. Algumas pessoas que conhecíamos perguntavam o que queríamos dizer quando falávamos sobre unir todas as raças através da música – afinal, nós éramos músicos negros. Nossa resposta era “a música é daltônica.” Nós vimos isso todas as noites, especialmente na Europa e as outras partes do mundo que tínhamos visitado. As pessoas que conhecemos lá amavam a nossa música. Não importava para eles que cor era a nossa pele ou que país nós chamamos casa.

Nós queríamos formar a nossa própria empresa de produção porque queríamos crescer e estabelecer-nos como uma nova presença no mundo da música, não apenas como cantores e dançarinos, mas como escritores, compositores, arranjadores, produtores, e até mesmo editoras. Nós estávamos interessados ​​em tantas coisas, e precisávamos de uma empresa de proteção para manter o controle de nossos projetos. CBS concordou em deixar-nos produzir nosso próprio álbum – os dois últimos álbuns tinham vendido bem, mas “Different Kind of Lady” mostrou um potencial que eles concordaram que valia a pena deixar-nos desenvolver. Eles tinham uma condição para nós: eles atribuíram um homem
A & R, Bobby Colomby, que costumava estar com sangue, suor e lágrimas, entrar com a gente de vez em quando para ver como estávamos fazendo e para ver se precisávamos de ajuda. Sabíamos que os cinco de nós precisava de alguns músicos de fora para obter o melhor som possível, e nós éramos fracos em duas áreas: o teclado e o aspecto dos arranjos. Tínhamos estado fielmente acrescentando todas as novas tecnologias para o nosso estúdio de Encino sem realmente ter um domínio do mesmo. Greg Phillinganes era jovem para um profissional de estúdio, mas aquilo foi um adicional em tanto quanto estávamos preocupados porque queríamos alguém que deveria ser mais aberto a novas maneiras de fazer as coisas do que os veteranos que tínhamos encontrado ao longo dos anos.

Ele veio para Encino para fazer o trabalho de pré-produção, e todos nós correspondemos surpreendendo um ao outro. Nossos preconceitos mútuos apenas dissolveram. Foi uma grande coisa para observar. Quando nós esboçamos nossas novas músicas para ele, dissemos a ele que gostávamos das faixas vocais sobre os quais a Internacional Philly sempre colocou uma recompensa, mas quando o mix saiu, nós sempre parecíamos estar lutando com parede de som de alguém, todas essas cordas e pratos. Nós queríamos um som limpo e mais funky, com um baixo duro e partes mais nítidas de trompete. Com seus arranjos bonitos de ritmo, Greg colocou a forma musical que estávamos desenhando para ele e depois alguns. Sentimos que ele estava lendo nossas mentes.

Um recruta de Bobby Colomby que veio trabalhar com a gente, então, foi Paulinho da Costa, sobre o que nos preocupamos porque pareceu-nos que estava sendo dito a Randy que ele não poderia lidar com toda a percussão por si mesmo. Mas Paulinho trouxe com ele a tradição do samba brasileiro de adaptação e improvisação em instrumentos primitivos e muitas vezes caseiros. Quando o som de Costa juntou forças com a abordagem mais convencional de Randy, parecíamos ter o mundo todo coberto.

Artisticamente falando, estávamos presos entre uma rocha e um lugar duro. Tínhamos trabalhado com os mais inteligentes, famosas pessoas no mundo da Motown e Philly Internacional, e teríamos sido tolos se descontássemos as coisas que tínhamos absorvido deles, ainda que não poderíamos ser imitadores. Felizmente tivemos um começo com uma música que Bobby Colomby nos trouxe chamada “Blame It on the Boogie”. Era um tempo-acima, estalo de dedos no tempo da canção que era um bom veículo para a abordagem do grupo que queríamos cultivar. Eu me diverti sussurrando o coro: “Blame It on the Boogie” poderia ser cantada em um só fôlego, sem colocar meus lábios. Tivemos um pouco de diversão com os créditos no encarte do disco, “Blame It on the Boogie” foi escrita por três caras da Inglaterra, incluindo um chamado Michael Jackson. Foi uma coincidência surpreendente. Quando acabou, escrever canções do disco era natural para mim, porque eu estava acostumado a ter quebras de dança incorporadas a todas as músicas principais que me pediram para cantar.

Havia muita incerteza e emoção sobre o nosso futuro. Estávamos passando por uma série de mudanças criativas e pessoais – a nossa música, a dinâmica da família, nossos desejos e objetivos. Tudo isso me fez pensar mais seriamente sobre como eu estava gastando a minha vida, especialmente em relação a outras pessoas da minha idade. Eu sempre tinha nos ombros uma grande responsabilidade, mas, de repente, parecia que todo mundo queria um pedaço de mim. Não havia muito o que pensar, e eu precisava ser responsável por mim mesmo. Eu tive que fazer um balanço da minha vida e descobrir o que as pessoas queriam de mim e a quem eu ia dar inteiramente. Foi uma coisa difícil para eu fazer, mas eu tive que aprender a ter cuidado com algumas das pessoas ao meu redor. Deus estava no topo da minha lista de prioridades, e minha mãe, pai e irmãos e irmãs se seguiam. Lembrei-me daquela antiga música de Clarence Carter chamada “Patches”, onde o filho mais velho é chamado a cuidar da fazenda depois que seu pai morre e sua mãe lhe diz que ela está dependendo dele. Bem, nós não éramos meeiros e eu não era o mais velho, mas aqueles eram ombros leves para colocar tais encargos. Por alguma razão, eu sempre achei muito difícil dizer não para a minha família e as outras pessoas que eu amava. Se me pedissem para fazer algo ou cuidar de algo e eu concordaria, mesmo se eu me preocupasse que isso pode ser mais do que eu poderia lidar.
Eu me senti sob uma grande dose de stress e eu estava muitas vezes emotivo. O estresse pode ser uma coisa terrível, você não pode manter suas emoções engarrafadas por muito tempo. Havia muitas pessoas nesta época que se perguntaram como eu estava comprometido com a música depois de saber do meu recente interesse em filmes, depois de estar em um. Foi sugerido que a minha decisão para o teste tinha vindo em um momento ruim para a configuração da nova banda. Parecia, aos de fora, que veio apenas quando estávamos prestes a começar. Mas, é claro, isto funcionou muito bem.

“That’s What You Get for Being Polite” foi minha maneira de mostrar que eu sabia que eu não estava vivendo em uma torre de marfim e que eu tinha inseguranças e dúvidas, assim como todos os adolescentes mais velhos fazem. Eu estava preocupado que o mundo e tudo o que ele tinha para oferecer poderia estar passando por mim mesmo enquanto eu tentava ficar em cima do meu campo.

Havia uma música de Gamble e Huff chamada “Dreamer” no primeiro álbum da Epic que tinha este tema, e como eu estava aprendendo isto, eu senti que eles poderiam tê-la escrito comigo em mente. Eu sempre fui um sonhador. Eu defini metas para mim mesmo. Eu olho para as coisas e tento imaginar o que é possível e, em seguida, espero superar esses limites.

Em 1979 eu completei vinte e um anos de idade e começei a assumir o controle total da minha carreira. O contrato pessoal de gestão de meu pai comigo terminou por volta desta época, e apesar de ter sido uma decisão difícil, o contrato não foi renovado.
Não é fácil demitir o seu pai.

Mas eu só não gostava da maneira como certas coisas estavam sendo tratadas. Misturar família e negócios pode ser uma situação delicada. Isto pode ser grande ou pode ser horrível, isto depende das relações. Mesmo no melhor dos tempos é uma coisa difícil de fazer.

Isso mudou a relação entre eu e meu pai? Eu não sei se isso se fez em seu coração, mas certamente não no meu. Foi um movimento que eu sabia que tinha que fazer, porque na época eu estava começando a sentir que eu estava trabalhando para ele, em vez dele estar trabalhando para mim. E no lado criativo nossas mentes estavam em lados completamente diferentes. Ele viria com ideias com que eu discordava totalmente, porque elas não eram certas para mim. Tudo que eu queria era o controle sobre a minha vida. E eu peguei. Eu tinha que fazer isso. Todo mundo chega a esse ponto, mais cedo ou mais tarde, e eu tinha estado no negócio por um longo tempo. Eu era bastante experiente para 21 anos – um veterano de 15 anos.

Livro Moonwalk A autobiografia de Michael Jackson cap 4 EU E QUINCY – 2/4

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em LIVRO MOONWALK: A AUTOBIOGRAFIA DE MICHAEL JACKSON e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

