Livro Moonwalk A autobiografia de Michael Jackson cap 4 EU E QUINCY – 2/4

Estávamos ansiosos para levar o grupo e o conceito de Destiny na estrada, mas eu estava rouco de tantos shows, cantando muito. Quando tivemos que cancelar algumas apresentações, ninguém criticou a mim, mas eu senti como se eu estivesse retrocedendo meus irmãos após o grande trabalho que tinham feito enquanto nós trabalhamos juntos para colocar todos nós de volta aos trilhos. Fizemos alguns ajustes improvisados​​, a fim de aliviar a pressão sobre a minha garganta. Marlon assumiu para mim em algumas passagens que se exigiam sustentar notas longas. “Shake Your Body (Down to the Ground),” a nossa peça em conjunto no álbum, acabou por ser um salva-vidas para nós no palco porque já tínhamos uma boa base no estúdio para construir. Foi frustrante ter finalmente percebido que o nosso sonho de ter nossa própria música como uma peça do show, em vez de a música novidade, e não ser capaz de dar o nosso melhor desempenho. Não demorou muito, no entanto, de vir nosso tempo anterior.

Com Berry Gordy e Susanne de Passe (foto acima) Trabalhando no Livro de História com Quince e Steven Spielberg (foto abaixo)

Com Berry Gordy e Susanne de Passe (foto acima) Trabalhando no Livro de História com Quince e Steven Spielberg (foto abaixo)

Ao olhar para trás, percebo que eu era mais paciente do que talvez meus irmãos queriam que eu fosse. Quando estávamos remixando Destiny, ocorreu-me que nós tínhamos “deixado de fora” algumas coisas sobre as quais eu não tinha falado com meus irmãos porque eu não estava seguro deles estarem tão interessados nelas como eu estava. Epic tinha estipulado no contrato que eles iriam lidar com qualquer álbum solo que eu pudesse decidir fazer. Talvez eles estavam cobrindo suas apostas, se os Jacksons não pudessem fazer funcionar seu novo som, eles poderiam tentar me transformar em algo que poderiam moldar para o resto da minha vida. Isso pode parecer uma maneira suspeita de pensar, mas eu sabia por experiência que as pessoas de dinheiro sempre querem saber o que está acontecendo e o que pode acontecer e como recuperar o seu investimento. Parecia lógico para eles pensar dessa forma. À luz do que aconteceu desde então, eu me pergunto sobre os pensamentos que eu tive, mas eles eram reais na época.

Destiny foi nosso maior sucesso como um álbum, e nós sabíamos que tinha realmente alcançado o ponto onde as pessoas compraram o seu disco porque eles sabiam que você era bom e sabiam que você ia dar a eles o seu melhor em cada canção e cada álbum. Eu queria que meu primeiro álbum solo fosse o melhor que podia ser.

Eu não queria Off the Wall a soar como fragmentos de Destiny. É por isso que eu queria contratar um produtor de fora que não viesse a este projeto com todas as noções preconcebidas sobre como deve soar. Eu também precisava de alguém com um bom ouvido para me ajudar a escolher o material, porque eu não tinha tempo suficiente para escrever dois lados de músicas de que eu deveria estar orgulhoso. Eu sabia que o público esperava mais do que dois bons singles no álbum, especialmente nas discotecas com seus cortes longos, e eu queria que os fãs se sentissem satisfeitos.

Estas são todas as razões pelas quais Quincy provou ser o melhor produtor que eu poderia ter pedido. Amigos de Quincy Jones chamavam-no de “Q” abreviadamente por causa de um amor que ele tem por churrasco. Mais tarde, depois que nós tínhamos terminado Off the Wall, ele me convidou para um concerto de sua música orquestral no Hollywood Bowl, mas eu era tão tímido no momento em que eu fiquei nos bastidores para assistir ao show da forma como eu fazia quando criança. Ele disse que esperava mais de mim do que aquilo, e, desde então, estamos tentando viver de acordo com os padrões um do outro.

Naquele dia, eu liguei para pedir seu conselho sobre um produtor, ele começou a falar sobre as pessoas no negócio – com quem eu poderia trabalhar e com quem eu teria problemas. Ele conhecia registos, quem estava reservado, quem ficaria demasiado negligente, quem ia colocar o  “pé no pedal”. Ele conhecia Los Angeles melhor do que o prefeito *Bradley e é assim que ele manteve-se com o que estava acontecendo. Como compositor, arranjador de jazz, orquestrador, compositor de cinema, algumas pessoas pensavam que era alguém do lado de fora olhando o quão longe estava em termos de música pop, era um guia de valor inestimável. Eu estava tão feliz que minha fonte do lado de fora era um bom amigo, que também passou a ser a escolha perfeita para um produtor. Ele tinha um mundo de talento para escolher entre seus contatos, e ele era um bom ouvinte, bem como um homem brilhante.

(*nota do blog: Thomas “Tom” Bradley, filho de meeiros e neto de escravos fez história quando se tornou o primeiro americano Africano prefeito de uma cidade americana, Los Angeles, sem uma grande maioria negra. Governou por cinco mandatos.)

O álbum Off The Wall era originalmente para ser chamado Girlfriend. Paul e Linda McCartney escreveram uma canção com esse título comigo em mente antes mesmo de me conhecerem.

Paul McCartney sempre diz às pessoas esta história sobre eu chamá-lo e dizer que deveríamos escrever algumas canções de sucesso juntos.
Mas isso não é exatamente como nos conhecemos.

Eu vi Paul pela primeira vez em uma festa no Queen Mary, que está ancorado em Long Beach. Sua filha Heather conseguiu meu número a partir de alguém e me fez uma chamada para me convidar para esta grande festa. Ela gostou de nossa música e começamos a conversar. Muito mais tarde, quando a sua turnê Wings pela América foi concluída, Paul e sua família estavam em Los Angeles. Eles me convidaram para uma festa na mansão Lloyd Harold. Paul McCartney e eu nos conhecemos nesta festa. Apertamos as mãos em meio a um enorme grupo de pessoas, e ele disse, “Você sabe, eu escrevi uma canção para você.” Fiquei muito surpreso e agradeci a ele. E ele começou a cantar “Girlfriend” para mim nessa festa.

Então, trocamos os números de telefone e prometemos nos reunir em breve, mas diferentes projetos e vida apenas ficaram no caminho para ambos de nós e não nos falamos novamente por um par de anos. Ele acabou colocando a canção em seu próprio álbum London Town.

A coisa mais estranha aconteceu quando estávamos fazendo Off the Wall; Quincy aproximou-se de mim um dia e disse: “Michael, eu tenho uma canção que é perfeita para você.” Ele tocou “Girlfriend”, para mim, não percebendo, é claro, que Paul havia a escrito para mim originalmente. Quando eu disse a ele, ele ficou atônito e satisfeito. Nós a gravamos logo depois e a colocamos no álbum. Foi uma coincidência incrível.

Quincy e eu conversamos sobre Off the Wall e cuidadosamente planejamos o tipo de som que queríamos. Quando ele me perguntou o que eu mais queria que tivesse acontecido no estúdio, eu disse a ele que temos que fazê-lo soar diferente dos Jacksons. Palavras duras para cuspir, considerando o quão duro a gente tinha trabalhado para se tornar os Jacksons, mas Quincy sabia o que eu queria dizer, e juntos criamos um álbum que refletiu o nosso objetivo. “Rock With You”, o grande single de sucesso, era o tipo de coisa que eu estava buscando. Ele foi perfeito para eu cantar e mover. Rod Temperton, a quem Quincy tinha conhecido por causa de seu trabalho com o grupo Heatwave em “Boogie Nights”, havia escrito a canção com um mais implacável, mais vivo arranjo em mente, mas Quincy suavizou o ataque e trouxe em um sintetizador que soou como o interior de uma concha em uma praia. Q e eu estávamos ambos gostando muito do trabalho de Rod, e finalmente, pedimos a ele para trabalhar na estilização em três de suas canções para mim, incluindo a faixa título. Rod era um espírito semelhante em muitos aspectos. Como eu, ele se sentia mais em casa cantando e escrevendo sobre a vida noturna do que realmente sair e viver. É sempre surpresa para mim quando as pessoas assumem que algo que um artista criou é baseado em uma experiência verdadeira ou reflete o próprio estilo de vida dele ou dela. Frequentemente, nada poderia estar mais longe da verdade. Eu sei que eu desenhei em minhas próprias experiências às vezes, mas eu também ouço e leio coisas que provocam uma idéia para uma música. A imaginação de um artista é a sua maior ferramenta. Ele pode criar um estado de espírito ou sentimento que as pessoas querem ter, bem como transportá-lo para um lugar completamente diferente.

 

Livro Moonwalk A autobiografia de Michael Jackson cap 4 – EU E QUINCY 3/4

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em LIVRO MOONWALK: A AUTOBIOGRAFIA DE MICHAEL JACKSON e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

