Livro Moonwalk A autobiografia de Michael Jackson cap 4- EU E QUINCY – 4/4

BAD MJ heartbreak hotel

Logo depois que terminou Off the Wall, eu mergulhei em fazer o álbum Triumph com meus irmãos. Nós queríamos combinar o melhor dos dois álbuns para a nossa turnê. “Can You Feel It?” foi o primeiro fragmento no álbum, e que tinha a coisa mais próxima a uma sensação de rock que os Jacksons haviam feito. Realmente não foi dance music também. Nós tínhamos ela em mente para o vídeo que abriu a nossa turnê, uma espécie de nosso *Also Sprach Zarathrustra, o tema de 2001.

(*Also sprach Zarathustra – Assim falou Zaratustra – é um Poema Sinfônico Composto em 1896 por Richard Strauss, inspirado no tratado filosófico de mesmo nome escrito por Friedrich Nietzche. O próprio compositor conduziu uma performance na cidade de Frankfurt. Uma execução típica dura cerca de meia hora.Suá introdução tornou-se mito conhecida por ter sido usada como tema musical no Filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, de 1968. – nota do blog)

Jackie e eu tínhamos pensado de combinar o som da banda, com um sentimento de coro infantil gospel.

Isso foi uma menção a Gamble e Huff, de certa forma, porque a canção foi uma celebração do triunfo do amor, purificando os pecados do mundo. Randy é tão bom cantando, mesmo que seu alcance não é tudo o que ele gostaria que fosse. Sua respiração e fraseado me mantiveram na ponta dos pés quando nós a cantamos. Havia um brilhante teclado que eu trabalhava por horas, voltando e voltando sobre ele novamente, até que eu tive do jeito que eu queria. Tivemos seis minutos, e eu não acho que foi um segundo muito longo.

“Lovely One ” era uma extensão de “Shake Your Body Down to the Ground”, com aquele som mais leve de Off The Wall injetado. Eu tentei uma nova voz, mais etérea em ” Your Ways “, de Jackie com os teclados acrescentando uma qualidade muito distante. Paulinho trouxe toda a artilharia: triângulos, crânios, gongos. Essa música é sobre uma estranha garota, que é a maneira como ela está, e não há nada que eu possa fazer sobre isso, exceto apreciá-la quando eu posso.

“Everybody ” é mais divertido que as músicas de dança de Off The Wall, com Mike McKinney impulsionando-o como um avião girando e caindo. Os vocais de fundo sugerem a influência de ” Get on the Floor”, mas o som de Quincy é mais profundo, como você está no olho do furacão – nosso som era mais como subir o elevador de vidro para o último piso enquanto olha para baixo, subindo sem esforço.

“Time Waits for No One” foi escrito por Jackie e Randy com a minha voz e estilo em mente. Eles sabiam que estavam tentando manter-se com os compositores de Off the Wall e que fizeram um trabalho muito bom. “Give It Up” deu a todos uma chance para cantar. Marlon em particular. Nós isolamos do som do grupo nessas faixas, talvez naufragando de volta naquela armadilha Philly de deixar o arranjo nos confundir. “Walk Right Now” e “Wondering Who ” estavam mais próximos do som de Destiny, mas para a maior parte, eles estavam sofrendo de muitos cozinheiros e não suficiente caldo.
Houve uma exceção: “Heartbreak Hotel”. Eu juro que foi uma frase que saiu da minha cabeça e eu não estava pensando em qualquer outra canção quando eu a escrevi. A gravadora imprimiu na capa como ” This Place Hotel “, por causa da conexão de Elvis Presley. Tão importante quanto ele foi para a música, negra assim como a branca, ele só não foi uma influência em mim. Eu acho que ele apareceu muito cedo para mim. Talvez fosse o tempo mais do que qualquer outra coisa. No momento em que a nossa música tinha saído, as pessoas pensavam que se eu mantivesse vivendo em reclusão do jeito que eu estava, eu poderia morrer da maneira que ele fez. Os paralelos não estão lá tanto quanto eu estou preocupado e eu nunca fui muito com tática de intimidação. Ainda, a forma como Elvis destruiu a si mesmo que me interessa, porque eu mesmo jamais quero andar nesses terrenos.

La Toya foi convidada a contribuir com o grito que abre a canção – não o início mais auspicioso para uma carreira discográfica, eu vou admitir, mas ela estava apenas começando a colocar seus pés no estúdio. Ela fez alguns bons discos desde então e está bastante realizada. O grito era o tipo que normalmente estilhaça um sonho ruim, mas nossa intenção era ter o sonho somente começando, para fazer o ouvinte se perguntar se era um sonho ou realidade. Aquele foi o efeito que eu acho que nós tivemos. As três cantoras de acompanhamento foram divertidas quando elas estavam fazendo os efeitos assustadores de apoio que eu queria, até elas efetivamente ouviram na mistura.

Michaeljacksonlivromoonwalk42

“Heartbreak Hotel” foi a música mais ambiciosa que eu tinha composto. Eu penso que eu trabalhei em um número de níveis: você pode dançar por ela, cantar junto com ela, ficar com medo por ela, e apenas ouvir. Eu tive que desembocar em um piano lento e violoncelo, que terminava com uma nota positiva para tranquilizar o ouvinte; não há nenhum ponto em tentar assustar alguém, se não houver algo para trazer a pessoa de volta são e salvo, de onde você levou eles. “Heartbreak Hotel” tinha vingança nela e eu sou fascinado pelo conceito de vingança. É algo que eu não consigo entender. A ideia de fazer alguém “pagar” por algo que fizeram com você ou que você imagina que eles fizeram para você é totalmente estranha para mim. A configuração mostrou meus próprios medos e pela primeira vez, sendo ajudado a dominá-los. Havia tantos tubarões neste negócio procurando por sangue na água.

Se essa música, e mais tarde “Billie Jean”, parecia lançar as mulheres em uma luz desfavorável, ela não foi feita para ser levada como uma declaração pessoal. Desnecessário dizer, eu amo a interação entre os sexos, é uma parte natural da vida e eu amo as mulheres. Eu somente penso que quando o sexo é usado como uma forma de chantagem ou poder, é um uso repugnante de um dos dons de Deus.

Triumph nos deu aquela explosão final de energia que precisávamos para montar um show perfeito, com nenhum material marginal. Começamos a ensaiar com nossa banda da turnê, que incluiu o baixista Mike McKinney. David Williams iria viajar com nós também, mas agora ele era um membro permanente da banda.

A próxima turnê estava indo para ser um grande empreendimento. Tivemos efeitos especiais arranjados para nós pelo grande mágico Dougl Whining. Eu queria desaparecer completamente em uma núvem de fumaça justo depois de “Don’t Stop “. Ele tinha que coordenar os efeitos especiais com as pessoas do Showco, que controlavam toda a configuração. (Showco é um fornecedor de equipamentos de som, um reforço de serviços para a indústria de turnês de concertos cuja base localiza-se em Dallas / Texas – nota do blog). Eu estava feliz em falar com ele, enquanto repassávamos a rotina. Parecia quase injusto para ele dar-me os seus segredos, e para além do dinheiro, eu não estava lhe oferecendo qualquer coisa de que ele poderia fazer uso em troca. Eu me senti um pouco desconfortável com aquilo, eu realmente ainda queria que o nosso show fosse grande e eu sabia que a contribuição de Henning seria espetacular. Estávamos competindo com bandas como Earth, Wind and Fire e os Commodores para a posição de banda top no país, e nós sabíamos que havia pessoas que sentiam que os irmãos Jackson tinham por volta de 10 anos e estavam acabados.

Eu tinha trabalhado duro no conceito para a configuração da próxima turnê. Ela tinha a sensação de Contatos Imediatos por trás dela. Eu estava tentando fazer a afirmação de que havia vida e significado para além do espaço e do tempo e do pavão que tinha se expandido cada vez mais brilhante e cada vez mais orgulhoso. Eu queria que nosso filme refletisse essa idéia, também.

Meu orgulho nos ritmos, os avanços técnicos, e o sucesso de Off the Wall foi contrabalançado pelo choque que eu tive quando as indicações ao Grammy foram anunciadas para 1979. Apesar de Off the Wall ter sido um dos álbuns mais populares do ano, ele recebeu apenas uma indicação: Melhor Performance Vocal de R & B. Eu me lembro onde eu estava quando recebi a notícia. Eu me senti ignorado pelos meus pares e isto machucou. As pessoas me disseram mais tarde que isto surpreendeu a indústria também.

Fiquei decepcionado e depois eu fiquei animado pensando sobre o álbum que viria. Eu disse a mim mesmo: “Espere até a próxima vez” – eles não serão capazes de ignorar o próximo álbum. Eu assisti a cerimônia na televisão e foi bom vencer na minha categoria, mas eu ainda estava chateado pelo que eu percebia como a rejeição dos meus pares. Eu só ficava pensando: “Da próxima vez, da próxima vez.” Em muitos aspectos, um artista é o seu trabalho. É difícil separar os dois. Eu penso que eu posso ser brutalmente objetivo sobre meu trabalho como eu crio ele, e se alguma coisa não funciona, eu posso sentir isso, mas quando eu entrego um álbum acabado – ou música – você pode ter certeza que eu lhe dei cada grama de energia e talento dado por Deus que eu tenho. Off the Wall foi bem recebido pelos meus fãs e eu acho que é por isso que as indicações ao Grammy feriram. Aquela experiência acendeu um fogo em minha alma. Tudo o que eu conseguia pensar era o próximo álbum e o que eu faria com ele. Eu queria que fosse verdadeiramente grande.

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em LIVRO MOONWALK: A AUTOBIOGRAFIA DE MICHAEL JACKSON e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

