O Rei do Pop como plataforma de filantropia

Dr. S.J. Martin, antropólogo que exerce atividade na China e em Hollywood, descreve atitudes humanitárias de Michael Jackson


No decorrer do julgamento Jackson vs. AEG, notícias sobre os lucros póstumos de Michael Jackson aparecem com frequencia. Recentemente, o Cirque du Soleil estreou “Michael Jackson One” em Las
Vegas, uma co-criação com o Espólio de Jackson. Enquanto isso, a turnê recordista do Cirque, “Michael Jackson The Immortal World Tour”, já levou cerca de $300 milhões de dólares desde que iniciou, em 2011. Conforme o quarto aniversário de morte se aproxima, Jackson sem dúvidas continua uma máquina de fazer dinheiro.

Mas o Rei do Pop deu ao mundo mais do que entretenimento e escapismo: ele também ofereceu caridade e compromisso civil.

“Rei de Copas (corações)” foi o nome que um fã chinês da província de Guangzhou lhe descreveu.

Um humanitário notável, Jackson permanece no Livro Guinness dos Recordes Mundiais como o pop star com mais contribuições de caridade (trinta e nove). Ele gravou singles de caridade como “We are the World” e doou lucros de múltiplas turnês mundiais pra caridade.

O falecido Jackson de fato emergiu como uma plataforma global para a filantropia.

Estimulados pela morte prematura de Jackson aos 50 anos, fãs da Ásia à África fazem doações em seu nome e se associam a caridades e organizações sem fins lucrativos para cumprir os objetivos de Jackson de ampliar conhecimento a respeito do meio ambiente e fornecer caridade para os pobres e doentes.

Eu testemunhei em primeira mão a habilidade de Jackson de inspirar quando fui a um tributo de fãs em Guangzhou, China, em 2011. Durante a revelação da escultura do Rei do Pop, fãs juntaram um montante para a UNICEF.

Surpreendentemente, ouvi muitos fãs chineses dizerem que preferem assistir vídeos da filantropia de Jackson – visitando hospitais e distribuindo presentes a vítimas de queimaduras e de câncer em suas turnês – mais do que suas performances.

160106u0umkn0u5un4p4yp
Fãs de Pequim levaram as mensagens de Jackson sobre o meio ambiente para as ruas. No primeiro aniversário da morte de Jackson, eles organizaram uma “marcha das bicicletas verdes” em meio a cidade altamente poluída para ceder conhecimento sobre toxinas e encorajar a redução das emissões dos carros. Vestindo camisetas de Jackson e luvas brilhantes, fãs pedalaram ao redor da cidade ao som de músicas de Jackson provenientes de caixas de som e carregando placas como esta que proclamava em inglês e chinês: “Proteger o meio ambiente começa com você”   Eu
♥ MJ”.



Fãs chineses continuam a seguir o exemplo de Jackson, levantando dinheiro para crianças doentes. Alguns fãs veem que, devido a exposição de mensagens de Jackson a respeito do meio ambiente e caridade em suas letras e clipes, eles próprios se sentem mais informados sobre conservação de energia, reciclagem e preservação da vida selvagem.

Existe também a organização americana “A Million  trees for Michael” sem fins lucrativos, que se associa a American Forests. A comunidade planta árvores ao redor do mundo em nome de Jackson.
O site deles afirma “estamos comprometidos a carregar a mensagem de Michael… Nosso objetivo é criar um ‘Memorial de Florestas Michael Jackson’ no maior número de países possível, em cada continente, já que Michael era apaixonado por todo o mundo.”


A fundadora Trisha Franklin revela que ela foi incentivada pelas letras de Jackson e o que foi visto para salvar o mundo em seu póstumo filme show , ‘This Is It’, e quis colocar este pedido em ação. Em junho de 2013, a comunidade UMAPM já plantou 26,922 árvores em nome de Michael Jackson com contribuições da comunidade internacional de fãs.

Outro projeto o qual fãs de Jackson contribuem é a construção de um orfanato na Libéria, África, chamado “Everland Children’s Home”. Iniciado em 2011, o projeto ajuda crianças da Libéria e Costa do Marfim que estão sem teto ou orfãs da guerra civil e doentes. A Everland é organizada pela Michael Jackson’s Legacy, uma organização anglo americana. A MJL foi fundada por Dee, que se tornou órfã ainda criança e, de acordo com o site, “credita Michael por fazê-la superar a infância traumática e depois, por instigá-la com um compromisso e dedicação de ajudar os menos favorecidos.” Em junho de 2013, fãs de trinta e um países já doaram $49,471 para a Everland.

964505_470223239723058_734604482_o

Aparentemente, o reino do entretenimento fornece uma rota alternativa para o compromisso civil, como Henry Jenkins, da Universidade da Califórnia, já relatou. O professor Jenkins estuda a Harry Potter Alliance, uma organização sem fins lucrativos que usa temas da franquia Potter para alcançar os jovens e encorajar justiça social na vida real.
O site da HPA diz “para delegar nossos membros para agir como os heróis que eles amam por um mundo melhor.” A HPA mobiliza fãs para levantar dinheiro para o desastre no Haiti, doar livros para projetos de literatura e levantar fundos para civis em Darfur.


Para deixar claro, filantropia não consegue preencher totalmente questões estruturais de desenvolvimento ou desigualdade. Assim como cidadãos preocupados, queremos que os jovens tornem-se envolvidos em cuidados pelo planeta e pelo povo. Meus alunos estão interessados no trabalho da HPA e intrigados pelas possibilidades da filantropia de fãs. Filantropia de fãs, neste caso, pode ser uma poderosa ferramenta para compromisso civil e e mudança social.

75270080

Fonte e tradução: MJFanForum

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos, This is it e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para O Rei do Pop como plataforma de filantropia

  1. Isabelle disse:

    Olá! Você já deve ter visto as notícias mentirosas sobre o Michael. Nós fizemos uma petição para acabar com essas mentiras, se você puder assinar e divulgar o link é: http://www.peticao24.com/chega_de_mentiras_queremos_justica_ao_michael_jackson

  2. Daiane disse:

    Oie,
    O michael foi um anjo que foi muitooo incompreendido, se as pessoas julgassem menos e entendessem mais…

    Bjs,

    Se quiser visita lá
    http://www.partesdeumdiario.com/2013/06/saindo-da-rotina-mike-e-eu.html

  3. Jordanea disse:

    Michael é sempre uma inspiração em tudo que ele faz um belo exemplo,amo também ver os videos dele visitando orfanatos etc.Aqui em Manaus eu e meus amigos também fazemos doações em nome dele é muito emocionante,tenho muito orgulho ♥

    • Rita disse:

      Ele tem isso de difundir suas ações amamo-o mas queremos imita-lo nas obras de caridade e ações de conciencia com o planeta .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s