LIVRO MOONWALK – CAPÍTULO 5 – O MOONWALK – 1/4

Off the Wall foi lançado em agosto de 1979, o mesmo mês em que eu fiz 21 anos e assumi o controle dos meus próprios negócios, e isto foi definitivamente um dos marcos mais importantes da minha vida. Significou muito para mim, porque o seu eventual sucesso provou, sem sombra de dúvida, que uma “estrela infantil” poderia amadurecer em um artista com apelo contemporâneo. Off the Wall também foi um passo além das rotinas de dança que tínhamos cozinhado. Quando começamos o projeto, Quincy e eu conversamos sobre o quanto era importante capturar paixão e sentimentos fortes em uma performance gravada. Eu ainda penso que é o que conseguimos na balada “She’s Out of My Life”, e, em menor extensão, “Rock With You”.

Olhando para trás, eu posso observar a tapeçaria inteira e ver como Off the Wall me preparou para o trabalho que faríamos no álbum que se tornou Thriller. Quincy, Rod Temperton, e muitos dos músicos que tocavam em Off the Wall iriam me ajudar a realizar um sonho que eu tinha tido há muito tempo. Off the Wall vendeu quase seis milhões de cópias neste país, mas eu queria fazer um álbum que seria ainda maior. Desde que eu era um menino, eu tinha o sonho de criar o disco mais vendido de todos os tempos. Lembro-me de ir nadar no tempo que era uma criança e fazer um desejo antes que eu pulei na piscina. Lembre-se, eu cresci conhecendo a indústria, entendendo objetivos, e sendo dito o que era e o que não era possível. Eu queria fazer algo especial. Eu estiquei meus braços, como se estivesse enviando meus pensamentos até o espaço. Eu faria o meu desejo, então eu mergulhei na água. Eu diria para mim mesmo: “Este é o meu sonho. Este é o meu desejo,” toda vez antes de eu mergulhar na água.

Eu acredito em desejos e na capacidade de uma pessoa em fazer um desejo se tornar realidade. Eu realmente acredito. Sempre que eu via um pôr do sol, eu calmamente mentalizava o meu desejo secreto antes que o sol se escondesse e desaparecesse do horizonte ocidental. Parecia como se o sol tivesse levado meu desejo com ele. Eu tinha que fazer isso antes que o último ponto de luz desaparecesse. E um desejo é mais do que um desejo, é um objetivo. É algo que seu consciente e subconsciente podem ajudar a tornar realidade.

Lembro-me de uma vez estar no estúdio com Quincy e Rod Temperton enquanto nós estávamos trabalhando em Thriller. Eu estava jogando em uma máquina de pinball e um deles me perguntou: “Se este álbum não fizer tão bem como Off the Wall, você vai se decepcionar?”

Lembro me sentindo chateado – machucou que a questão fosse mesmo levantada. Eu disse a eles que Thriller tinha que fazer melhor do que Off the Wall. Eu admiti que eu queria que esse álbum seja o álbum mais vendido de todos os tempo.

Eles começaram a rir. Era uma coisa aparentemente irreal para querer.

Houve momentos durante o projeto Thriller quando eu iria ficar emocional ou chateado porque eu não poderia ter as pessoas trabalhando comigo para ver o que eu era. Aquilo ainda acontece comigo às vezes. Frequentemente as pessoas simplesmente não vêem o que eu vejo. Eles têm muitas dúvidas. Você não pode fazer o seu melhor quando você está duvidando de si mesmo. Se você não acredita em si mesmo, quem irá acreditar? Somente fazendo assim como você fez da última vez não é bom o suficiente. Penso isto como a mentalidade de “Tentar obter o que você puder” . Ela não exige que você force, cresça. Eu não acredito naquilo.

Michaeljacksonlivromoonwalk53

Insira uma legenda

Iniciando a Bad Tour em 1987

 

 

Acredito que nós somos poderosos, mas não usamos nossas mentes na capacidade plena. Sua mente é poderosa o suficiente para ajudar você a alcançar seja o que for que você quiser. Eu sabia o que poderia fazer com esse disco. Nós tínhamos uma grande equipe lá, muito talento e boas ideias, e eu sabia que podíamos fazer qualquer coisa. O sucesso de Thriller transformou muitos dos meus sonhos em realidade. Ele se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos, e aquele fato apareceu na capa de O Livro Guinness de Recordes Mundiais.

Fazer o álbum Thriller foi um trabalho muito duro, mas é verdade que você só obtém algo de alguma coisa que você colocou nela. Eu sou um perfeccionista: eu vou trabalhar até eu cair. E eu trabalhei tão duro naquele álbum. Isto ajudou que Quincy mostrou grande confiança no que estávamos fazendo durante aquelas sessões. Eu acho que eu tinha provado eu mesmo a ele durante nosso trabalho em Off the Wall. Ele ouviu o que eu tinha a dizer e me ajudou a realizar o que eu tinha esperança naquele álbum, mas ele mostrou ainda mais fé em mim durante a realização de Thriller. Ele percebeu que eu tinha a confiança e experiência que eu precisava para fazer aquele disco e, por esta razão, às vezes, ele não estava no estúdio com a gente. Eu estou realmente muito auto-confiante quando se trata de meu trabalho. Quando eu assumo um projeto, eu acredito nisso 100 por cento. Eu realmente coloco minha alma nele. Eu morreria por ele. É assim que eu sou.

Quincy é brilhante em equilibrar um álbum, criando a mistura certa de números rápidos e números lentos. Nós começamos a trabalhar com Rod Temperton em músicas para o álbum Thriller, que foi originalmente chamado Starlight. Eu estava escrevendo minhas próprias canções enquanto Quincy estava ouvindo músicas de outras pessoas, na esperança de encontrar somente as pessoas certas para o álbum. Ele é bom em saber o que eu vou gostar e que irá funcionar para mim. Nós compartilhamos a mesma filosofia sobre fazer álbuns; não acreditamos em lados B ou músicas do álbum. Cada canção deve ser capaz de permanecer a si própria como um single, e nós sempre empurramos para isso.


Eu tinha terminado algumas músicas de minha autoria, mas eu não dei elas a Quincy até que eu vi o que tinha vindo de outros escritores. A primeira música que eu tinha era “Startin Something ‘”, que eu tinha escrito quando estávamos fazendo Off the Wall, mas nunca tinha dado a Quincy para aquele álbum. Às vezes eu tenho uma música que eu escrevi que eu realmente gosto e eu não posso trazer para apresentá-la. Enquanto estávamos fazendo Thriller, eu ainda guardei “Beat It” por um longo tempo antes de eu tocá-la para Quincy. Ele me dizia que nós precisávamos de uma grande canção de rock para o álbum. Ele dizia: “Vamos, onde está ela? Eu sei que você tem.” Eu gosto das minhas músicas, mas inicialmente eu sou tímido sobre tocá-las para as pessoas, porque eu tenho medo que eles não vão gostar delas e isso é uma experiência dolorosa.

Ele finalmente me convenceu a deixá-lo ouvir o que eu tinha. Eu trouxe “Beat It” e toquei para ele e ele ficou louco. Eu me senti no topo do mundo

Michaeljacksonlivromoonwalk54

Com minha irmã La Toya no vídeo Say Say Say

 

Quando estávamos prestes a começar a trabalhar em Thriller, eu chamei Paul McCartney em Londres e desta vez eu disse: “Vamos nos reunir e escrever alguns hits. “Nossa colaboração produziu “Say Say Say” e “The Girl Is Mine”.

Quincy e eu finalmente escolhemos “The Girl Is Mine”, como o óbvio primeiro single de Thriller. Nós realmente não tivemos muita escolha. Quando você tem dois nomes fortes como aqueles juntos em uma música, ela tem que vir em primeiro lugar ou ficar jogado à morte e superexposto. Tivemos que tirá-la do caminho.

Quando me aproximei de Paul, eu queria retribuir o favor que ele tinha me feito em contribuir com “Girlfriend” em Off the Wall. Eu escrevi “The Girl Is Mine”, que eu sabia que iria ser certa para sua voz e meu trabalho em conjunto, e nós também fizemos o trabalho em “Say Say Say”, que iríamos terminar mais tarde com George Martin, o grande produtor dos Beatles.

“Say Say Say” foi co-autoria de Paul, um homem que podia tocar todos os instrumentos no estúdio e marcar toda a partitura, e um garoto – eu – que não podia. No entanto, nós trabalhamos juntos como iguais e nos divertimos. Paul nunca teve que me conduzir naquele estúdio. A colaboração foi também um verdadeiro passo à frente para mim em termos de confiança porque não havia Quincy Jones olhando por mim para corrigir meus erros. Paul e eu compartilhávamos a mesma ideia de como uma canção pop deveria trabalhar e foi um verdadeiro prazer trabalhar com ele. Eu sinto que desde a morte de John Lennon, ele teve que viver de acordo com expectativas que as pessoas não tinham o direito de ficar com ele, Paul McCartney tem dado tanto a esta indústria e para seus fãs.

Eventualmente, eu iria comprar o catálogo musical ATV, que incluía muitas dos grandes músicas de Lennon-McCartney. Mas a maioria das pessoas não sabe que foi Paul quem me apresentou a ideia de se envolver em edição de música. Eu estava com Paul e Linda na casa deles no país quando Paul me contou sobre seu próprio envolvimento na edição de música. Ele me entregou um pequeno livro com MPL impresso na capa. Ele sorriu quando eu o abri, porque ele sabia que seu conteúdo iria me entusiasmar. Ela continha uma lista de todas as músicas que o próprio Paul possui e que ele tinha comprado os direitos de músicas por um longo tempo. Eu nunca tinha tido a ideia, qualquer pensamento antes, de comprar canções. Quando o catálogo musical ATV, que contém muitas músicas de Lennon-McCartney foi colocado à venda, decidi fazer uma oferta.

Michaeljacksonlivromoonwalk55

 

Eu me considero um músico que, aliás, é um homem de negócios, e Paul e eu tínhamos aprendido o difícil caminho sobre negócios e a importância da publicação e royalties e a dignidade de escrever canções. Compositores deveriam ser tratados como a alma da música popular. O processo criativo não envolve relógios de ponto ou sistemas de quotas, isto envolve a inspiração e a vontade de seguir adiante. Quando eu fui processado por alguém de quem eu nunca tinha ouvido falar, por “The Girl Is Mine”, eu estava muito disposto a dar suporte na minha reputação. Eu disse que muitas das minhas ideias vêm em sonhos, que algumas pessoas pensaram que era uma conveniente desculpa, mas é verdade. Nossa indústria é tão pesada de advogados, que ser processado por alguma coisa que você não fez parece ser tão parte do processo de iniciação como costumava ser ganhar noite amadora.

“Not My Lover” era um título que nós quase usamos para “Billie Jean”, porque Q tinha algumas objeções para chamar a música de “Billie Jean”, meu título original. Ele sentiu que as pessoas podem imediatamente pensar em Billie Jean King, a jogadora de tênis.

Muitas pessoas têm me perguntado sobre aquela canção, e a resposta é muito simples. É apenas um caso de uma garota que diz que eu sou o pai de seu filho e estou pedindo a minha inocência, porque “o garoto não é meu filho.”

Nunca houve uma real “Billie Jean”. (Exceto para as que vieram depois da canção.) A garota na canção é um composto de pessoas por quem já fomos atacados ao longo dos anos. Esse tipo de coisa que tem acontecido com alguns de meus irmãos e eu costumava estar realmente impressionado com isto. Eu não conseguia entender como essas meninas podiam dizer que elas estavam carregando o filho de alguém quando não era verdade. Eu não posso imaginar mentiras sobre algo como aquilo. Ainda hoje há meninas que vêm para o portão de nossa casa e dizem as coisas mais estranhas, como, “Oh, eu sou esposa de Michael,” ou “Eu estou apenas deixando as chaves do nosso apartamento.” Lembro-me de uma garota que costumava conduzir-nos completamente louca. Eu realmente acho que ela acreditava em sua mente que ela pertencia a mim. Havia uma outra menina que alegou que eu tinha ido para a cama com ela, e ela fez ameaças. Tem havido um par de brigas sérias no portão em Hayvenhurst, e elas podem se tornar perigosas. As pessoas gritam para o porteiro que Jesus os enviou a falar comigo e que Deus disse a eles para vir – coisas incomuns e inquietantes.

Michaeljacksonlivromoonwalk57

 

Um músico conhece o material de êxito. Isto tem que se sentir bem. Tudo tem que se sentir no lugar. Isto cumpre você e isso te faz se sentir bem. Você sabe disso quando você o ouve. É assim que eu me senti sobre “Billie Jean”. Eu sabia que ia ser grande, enquanto eu estava escrevendo-a. Eu estava realmente absorvido naquela música. Um dia, durante uma pausa em uma sessão de gravação, estava andando pela estrada na Ventura Freeway com Nelson Hayes, que estava trabalhando comigo na época. “Billie Jean” foi martelando em minha cabeça e aquilo é tudo o que eu estava pensando. Estávamos saindo da rodovia quando uma criança em uma motocicleta puxou-se para nós e disse: “Seu carro está pegando fogo.” De repente, percebemos a fumaça e paramos, e toda a parte inferior da Rolls-Royce estava em chamas. Aquele garoto provavelmente salvou nossas vidas. Se o carro tivesse explodido, poderíamos ter sido mortos. Mas eu estava tão absorvido por esta música flutuando na minha cabeça que eu nem mesmo me concentrei sobre as possibilidades terríveis até mais tarde. Mesmo quando estávamos recebendo ajuda e encontrando um caminho alternativo para chegar onde estávamos indo, eu estava em silêncio compondo material adicional, aquilo é como eu estava envolvida com “Billie Jean”.

 

https://falandodemichaeljackson.wordpress.com/2015/11/23/livro-moonwalk-capitulo-5-o-moonwalk-24/

 

 

 

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

