LIVRO MOONWALK – CAPÍTULO 5 – O MOONWALK 2/4

beat it mj

Antes de eu escrever “Beat It”, estava pensando que eu queria escrever o tipo de música de rock que eu iria sair e comprar, mas também alguma coisa totalmente diferente do rock que eu estava ouvindo no Top 40 da rádio na época.

“Beat It” foi escrita com as crianças da escola em mente. Eu sempre amei a criação de peças que irá apelar para as crianças. É divertido escrever para elas e saber o que elas gostam, porque elas são um público muito exigente. Você não pode enganá-las. Elas ainda são o público que é mais importante para mim, porque eu realmente me importo com elas. Se elas gostam disso, é um sucesso, não importa o que os gráficos dizem.

A letra de “Beat It” expressa alguma coisa que eu faria se eu estivesse em apuros. Sua mensagem – que nós devemos abominar a violência – é algo que eu acredito profundamente. Ela conta as crianças para ser inteligente e evitar problemas. Eu não quero dizer que você deveria dar a outra face enquanto alguém chuta em seus dentes, mas, a menos que a sua volta é contra a parede e você não tem absolutamente nenhuma escolha, apenas se afaste antes que a violência irrompa. Se você lutar e for morto, você ganhou nada e perdeu tudo. Você é o perdedor, e por isso são as pessoas que amam você. Isso é o que “Beat It” pretende dizer. Para mim, a verdadeira bravura está na resolução das diferenças sem uma luta e tendo a sabedoria para fazer esta solução possível.Quando Q chamou Eddie Van Halen, ele pensou que isso era um trote. Por causa da conexão ruim, Eddie estava convencido de que a voz do outro lado era uma farsa. Depois de ser dito que a chamada era perdida, Q simplesmente discou o número novamente. Eddie concordou em tocar a sessão para nós e deu-nos um incrível solo de guitarra em “Beat It”.

Os mais novos membros da nossa equipe foram a banda Toto, que tinha os discos de sucesso “Rosanna” e “África”. Eles haviam sido bem conhecidos como músicos individuais antes que eles vieram juntos como um grupo. Devido a sua experiência, eles conheciam os dois lados de trabalho em estúdio, quando ser independente, e quando ser cooperativo e seguir o exemplo do produtor. Steve Porcaro havia trabalhado em Off the Wall durante uma pausa como tecladista para Toto. Desta vez ele trouxe seus companheiros de banda com ele. Musicólogos sabem que o líder da banda David Paich é o filho de Marty Paich, que trabalhou em grandes discos de Ray Charles, como “I Can’t Stop Loving You.”

Eu amo “Pretty Young Thing”, que foi escrita por Quincy e James Ingram. “Don’t Stop Till You Get Enough” tinha aguçado meu apetite para a introdução falada, em parte porque eu não acho que minha voz era algo que meu canto precisava esconder. Eu sempre tive uma voz suave. Eu não a cultivei ou quimicamente alterei isso: aquilo sou eu – leve-a ou deixe-a. Imagine o que é ter obrigação de gostar de ser criticado por alguma coisa sobre si mesmo que é natural e dado por Deus. Imagine a dor de ter inverdades propagadas pela imprensa, de ter pessoas se perguntando se você está dizendo a verdade – defendendo a si mesmo porque alguém decidiu que iria fazer uma boa cópia e iria forçá-lo a negar o que eles disseram, criando, assim, uma outra história. Eu tentei não responder a essas acusações ridículas no passado, porque aquilo dignifica eles e as pessoas que os fazem. Lembre-se, a imprensa é um negócio: Jornais e revistas estão no negócio para ganhar dinheiro – às vezes às custas de precisão, imparcialidade, e até mesmo a verdade.

De qualquer maneira, na introdução de “Pretty Young Thing,” eu parecia um pouco mais confiante do que eu tinha no último álbum. Eu gostei do “código” nas letras, e “tenderoni” e “sugar fly” eram divertidas palavras tipo rock’n’roll que você não poderia encontrar no dicionário. Eu tive Janet e LaToya no estúdio para este número, e elas produziram o “real” backup vocals. James Ingram e eu programamos um dispositivo eletrônico chamado Vocoder, que deu aquela voz ao ET.


“Human Nature” foi a música que os caras do Toto trouxeram para Q, e ele e eu concordamos que a música tinha a mais bela melodia que nós tínhamos ouvido em um longo tempo, ainda mais que “África”. É música com asas. As pessoas me perguntavam sobre a letra: “Why does he do me that way… I like loving this way…” As pessoas, muitas vezes, pensam que a letra que você está cantando tem algum significado pessoal especial para você, o que muitas vezes não é verdade. É importante chegar às pessoas, movê-las. Às vezes, pode-se fazer isso com o conjunto do arranjo da melodia musical e letra, às vezes é o conteúdo intelectual da letra. Fui perguntado muitas questões sobre “Muscles,” a música que eu escrevi e produzi para Diana Ross. Aquela música cumpriu um perpétuo sonho de retornar alguns dos muitos favores que ela fez por mim. Eu sempre amei Diana e olhei para ela. Muscles, aliás, é o nome da minha cobra.

“The Lady in My Life”, foi uma das faixas mais difíceis de gravar. Estávamos acostumados a fazer um monte de tomadas, a fim de obter um vocal o mais perfeito possível, mas Quincy não estava satisfeito com o meu trabalho naquela música, mesmo depois de literalmente dezenas de tomadas. Por fim, ele me chamou de lado tarde de uma sessão e disse que queria-me para pedir. Isso é o que ele disse. Ele queria que eu voltasse para o estúdio e literalmente pedisse para ele. Então eu voltei e eles tinham apagado as luzes do estúdio e fechado a cortina entre o estúdio e a sala de controle, assim, eu não me senti auto-consciente. Q iniciou a fita e eu implorei. O resultado é o que se ouve nos sulcos.

Eventualmente ficamos sob uma tremenda pressão de nossa gravadora para terminar Thriller. Quando uma gravadora apressa você, eles realmente apressam você, e eles estavam apressando-nos duro em Thriller. Eles disseram que tinha que estar pronto em uma determinada data, fazer ou morrer.

Então, nós passamos por um período em que estávamos quebrando nossas costas para conseguir o álbum feito naquele prazo determinado por eles. Havia um monte de compromissos feitos nas misturas de várias faixas, e sobre se certas faixas seriam ainda para estar no álbum. Nós cortamos tantos cantos que quase perdemos todo o álbum.

Quando finalmente ouvimos as faixas que íamos entregar, Thriller soou tão ruim para mim que lágrimas vieram aos meus olhos. Nós tínhamos estado sob enorme pressão, porque enquanto estávamos tentando terminar Thriller, também estávamos trabalhando em E T Storybook, e, bem como, tinha havido pressão de prazos naquilo também. Todas essas pessoas estavam lutando uns com os outros, e nós viemos a perceber que a triste verdade era que as misturas de Thriller não funcionaram.

Ficamos ali no estúdio, Westlake Studio, em Hollywood, e ouvimos o álbum inteiro. Eu me senti devastado. Toda essa emoção reprimida saiu. Eu fiquei com raiva e saí da sala. Eu disse a meu pessoal, “É isso aí, não vamos liberá-lo. Chame a CBS e diga a eles que eles não estão recebendo este álbum. Nós não estamos liberando-o.”

Porque eu sabia que estava errado. Se não tivéssemos parado o processo e examinado o que estávamos fazendo, o disco teria sido terrível. Ele nunca teria sido revisto a forma como foi porque, como aprendemos, você pode arruinar um grande álbum na mistura. É como pegar um grande filme e arruiná-lo no final. Você simplesmente tem que tomar o seu tempo.

Algumas coisas não podem ser apressadas.

Houve um pouco de grito e grito das pessoas da gravadora, mas no final, eles foram espertos e entenderam. Eles sabiam também, isto era apenas que eu fui o primeiro a dizer isso. Finalmente eu percebi que eu tinha que fazer a coisa toda – mixar o álbum inteiro – tudo de novo.

Nós levamos um par de dias de descanso, respiramos fundo e demos um passo atrás. Em seguida, viemos frescos, limpamos nossos ouvidos, e começamos a misturar duas músicas por semana. Quando foi feito – bum – isto nos atingiu duro. CBS podia ouvir a diferença também. Thriller foi um projeto difícil.

Foi um sentimento tão bom quando nós terminamos. Eu estava tão animado, que eu não poderia esperar por ele para sair. Quando terminamos, não havia qualquer tipo de celebração que eu posso recordar. Nós não fomos a uma discoteca ou coisa assim. Nós apenas descansamos. Eu prefiro apenas estar com as pessoas que eu realmente gosto de qualquer maneira. Essa é a minha maneira de celebrar.

Jermaine se junta aos Jacksons no palco pela primeira vez desde o início do Jackson 5. Uma noite muito especial. Motown 25, 1983.

Os três vídeos que saíram de Thriller – “Billie Jean”, “Beat It” e “Thriller” – eram todos parte do meu conceito original para o álbum. Eu estava determinado a apresentar esta música tão visualmente quanto possível. Na época, eu olhava para o que as pessoas estavam fazendo com vídeo, e eu não conseguia entender por que tanto disso parecia tão primitivo e fraco. Eu vi crianças assistindo e aceitando vídeos chatos porque elas não tinham alternativas. Meu objetivo é fazer o melhor que posso em cada área, então, por que trabalhar duro em um álbum e, em seguida, produzir um vídeo terrível? Eu queria alguma coisa que fosse colar você no set, algo que você gostaria de assistir mais e mais. A ideia desde o início era dar qualidade às pessoas. Então, eu queria ser um pioneiro neste meio relativamente novo e fazer os melhores curtas musicais que pudéssemos fazer. Eu nem mesmo gosto de chamá-los de vídeos. No set eu expliquei que estávamos fazendo um filme, e foi assim que eu me aproximei disso. Eu queria as pessoas mais talentosas no negócio – o melhor diretor de fotografia, o melhor diretor, a melhor iluminação que as pessoas pudessem conseguir. Nós não estávamos filmando em vídeo, isto era filme de 35 mm. Nós estávamos falando sério.

Para o primeiro vídeo, “Billie Jean”, eu entrevistei diversos diretores, à procura de alguém que parecia realmente único. A maioria deles não me apresentou com nada que fosse verdadeiramente inovador. Ao mesmo tempo, eu estava tentando pensar grande, a gravadora estava me dando um problema no orçamento. Então acabei pagando por “Beat It” e “Thriller”, porque eu não queria argumentar com ninguém sobre dinheiro. Eu tenho comigo esses dois filmes como um resultado.

“Billie Jean” foi feito com o dinheiro da CBS – cerca de US $ 250.000. Na época aquilo era muito dinheiro para um vídeo, mas realmente me agradou que acreditaram muito em mim. Steve Baron, quem dirigiu “Billie Jean”, tinha muitas ideias criativas, apesar de ele não concordar em primeiro lugar que deveria estar dançando na mesma. Eu sentia que as pessoas queriam me ver dançar. Foi ótimo dançar para o vídeo. Aquela trama onde eu vou no meu pé foi espontânea, assim como muitos dos outros movimentos.

“Billie Jean” vídeo causou uma grande impressão sobre o público da MTV e foi um enorme sucesso.

“Beat It” foi dirigido por Bob Giraldi, que tinha feito uma série de comerciais. Eu lembro de estar na Inglaterra, quando foi decidido que “Beat It” deveria ser o próximo single lançado de Thriller, e nós tivemos que escolher um diretor para o vídeo.

Senti que “Beat It” deveria ser interpretada literalmente, a forma como foi escrita, uma gangue contra a outra em duras ruas urbanas. Tinha que ser difícil. Era sobre aquilo que “Beat It” tratava..

Michaeljacksonlivromoonwalk58

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

