LIVRO MOONWALK – CAPÍTULO 5 – O MOONWALK 3/4

MichaelJackson_Videoshoots-Beat-It_Vettri.Net-04

Quando voltei para Los Angeles, eu vi as bobinas demo de Bob Giraldi e sabia que ele era o diretor que eu queria para “Beat It”. Eu amava a forma que ele contava uma história em seu trabalho, então eu falei com ele sobre “Beat It”. Discutimos sobre as coisas, minhas ideias e suas ideias, e é como ele foi criado. Nós jogamos com o argumento, moldamos e o esculpimos.

Eu tinha gangues de rua em minha mente quando escrevi “Beat It”, então, recrutamos algumas das gangues mais difíceis em Los Angeles e as colocamos para trabalhar no vídeo. Isto acabou por ser uma boa ideia, e uma grande experiência para mim. Tivemos algumas caras rudes naquele set, caras difíceis, e eles não tinham passado por guarda-roupa. Esses caras na sala de bilhar na primeira cena eram autênticos, não eram atores. Esse material era real.

Agora eu não tinha realmente estado tanto assim em torno de pessoas difíceis, e esses caras eram mais do que um pouco intimidante no começo. Mas tínhamos segurança ao redor e estavam prontos para qualquer coisa que pudesse acontecer. É claro que nós logo percebemos que não precisava de nada disso, que os membros da gangue eram em sua maioria humilde, doce e amável em suas relações com a gente. Nós os alimentamos durante os intervalos, e todos eles limparam e colocaram de lado suas bandejas. Eu vim a perceber que a coisa toda de ser mau e difícil é que ela é feita para o reconhecimento. Durante todo o tempo esses caras queriam ser vistos e respeitados, e agora nós estávamos indo colocá-los na TV. Eles amaram isso. “Ei, olhe para mim, eu sou alguém!” E eu penso que é realmente por isso que muitas das gangues agem da maneira que eles fazem. Eles são rebeldes, mas rebeldes que querem atenção e respeito. Como todos nós, eles só querem ser vistos. E eu dei a eles aquela chance. Por alguns dias, pelo menos, eles eram estrelas.Eles foram tão maravilhosos para mim – educados, tranquilos, de apoio. Depois dos números de dança eles elogiaram meu trabalho, e eu poderia dizer que eles realmente quiseram dizer isso. Eles queriam um monte de autógrafos e frequentemente ficaram ao redor de meu trailer. O que eles queriam, eu dei a eles: fotografias, autógrafos, ingressos para a Victory tour, qualquer coisa. Eles eram um grupo agradável de caras.

A verdade daquela experiência saiu na tela. O vídeo “Beat It” foi alarmante, e você podia sentir as emoções dessas pessoas. Você sentia a experiência das ruas e da realidade de suas vidas. Você olha para “Beat It” e sabe que esses caras são duros. Eles estavam sendo eles mesmos, e me dei conta. Não era nada como a atuação dos atores, foi tão longe quanto possível. Eles estavam sendo eles mesmos, aquele sentimento que você obteve foi o espírito deles.Eu sempre me perguntei se para eles a música tinha a mesma mensagem que para mim.

Quando Thriller primeiro saiu, a gravadora assumiu que iria vender alguns milhões de cópias. Em geral, as gravadoras nunca acreditam que um novo álbum fará consideravelmente melhor do que o último que você fez. O número foi o que você teve sorte da última vez ou o último número que você vendeu é o tamanho do seu público. Eles geralmente apenas enviam um par de milhões para as lojas para cobrir as vendas no caso de você ter sorte novamente.

É assim que funciona normalmente, mas eu queria alterar a atitude deles com Thriller.

No casamento de John Branca e Julia McArthur com Little Richard, que performou na cerimônia (foto abaixo)

Michaeljacksonlivromoonwalk59

Frank, eu e palhaços ao redor da câmera (foto acima)

 

Uma das pessoas que me ajudaram com Thriller foi Frank Dileo. Frank era vice-presidente de promoção na Epic quando eu o conheci. Junto com Ron Weisner e Fred DeMann, Frank foi o responsável por transformar meu sonho de Thriller em realidade. Frank ouviu partes de Thriller pela primeira vez no Westlake Studio, em Hollywood, onde a maior parte do álbum foi gravado. Ele estava lá com Freddie DeMann, um dos meus gerentes e Quincy e eu tocamos “Beat It” para eles e um pouco de “Thriller”, que ainda estávamos trabalhando. Eles estavam muito impressionados, e começamos a conversar seriamente sobre como “quebrar” este álbum em grande estilo.


Frank realmente trabalhou duro e provou ser a minha mão direita durante os anos seguintes. Seu brilhante entendimento da indústria fonográfica provou ser valioso. Por exemplo, nós lançamos “Beat It” como um single, enquanto “Billie Jean” ainda estava no número um. CBS gritou: “Vocês estão loucos. Isso irá matar ‘Billie Jean'” Mas Frank disse a eles para não se preocuparem, que ambas as músicas seriam o número um e ambas estariam no Top 10 ao mesmo tempo. Elas estiveram.

Na primavera de 1983, ficou claro que o álbum estava indo bater forte. No topo. Toda vez que eles lançaram outro single, as vendas do álbum seriam mais altas.

Em seguida, o vídeo “Beat It” decolou.

Em 16 de maio de 1983, eu realizei “Billie Jean” em uma rede de transmissão televisiva em honra ao vigésimo quinto aniversário da Motown. Quase 50 milhões de pessoas viram o show. Depois disso, muitas coisas mudaram.

O show da Motown 25 tinha realmente sido gravado um mês antes, em abril. O título todo era Motown 25: Yesterday, Today, and Forever, e eu sou forçado a admitir que eu tinha de ser conversado em fazê-lo. Eu estou feliz que eu fiz porque o show acabou por produzir alguns dos momentos mais felizes e mais orgulhosos da minha vida.

Como mencionei anteriormente, no início eu disse não à ideia. Eu tinha sido convidado para aparecer como um membro dos Jacksons e, em seguida, fazer um do meu próprio número de dança. Mas nenhum de nós éramos mais artistas da Motown. Houve longos debates entre mim e meus gerentes, Weisner e DeMann. Eu pensei sobre o quanto Berry Gordy tinha feito por mim e para o grupo, mas eu disse a meus gerentes e Motown que eu não queria ir na TV. Toda minha atitude com relação a TV é bastante negativa. Eventualmente Berry veio ver-me para discutir o assunto. Eu estava editando “Beat It” no estúdio da Motown, e alguém deve ter dito a ele que eu estava no edifício. Ele veio até o estúdio e conversou comigo longamente sobre isso. Eu disse, “Ok, mas se eu fizer isso, eu quero fazer ‘Billie Jean’.” Teria sido a única música que não era da Motown em todo o show. Ele me disse que aquilo era o que ele queria para eu fazer de qualquer maneira. Assim, concordamos em fazer um Jacksons medley, que deveria incluir Jermaine. Estávamos todos emocionados.

Então eu reuni meus irmãos e ensaiei eles para este show. Eu realmente trabalhei eles, e me senti bem, um pouco como nos velhos tempos do Jackson 5. Eu coreografei e ensaiei eles por dias em nossa casa em Encino, filmando cada ensaio para que pudéssemos vê-lo mais tarde. Jermaine e Marlon também fizeram suas contribuições. Em seguida, fomos para a Motown, em Pasadena para ensaios. Fizemos o nosso ato e, mesmo nós tendo reservado nossa energia e nunca termos ido com tudo no ensaio, todas as pessoas estavam batendo palmas e vindo ao redor e observando-nos. Então, eu fiz o ensaio da minha “Billie Jean”. Eu só andava durante o número porque eu ainda não tinha nada planejado. Eu não tinha tido tempo, porque eu estava tão ocupado ensaiando o grupo.

No dia seguinte, liguei para minha gerência e disse: “Por favor, me mande um chapéu de espião, como um chapéu legal – alguma coisa que um agente secreto usaria” Eu queria alguma coisa sinistra e especial, um real tipo desleixado de chapéu. Eu ainda não tinha uma ideia muito boa do que eu ia fazer com “Billie Jean”.

Durante as sessões de Thriller, eu tinha encontrado uma jaqueta preta, e eu disse, “Você sabe, algum dia eu vou usar isso para performar. Era tão perfeito e tão show business, que eu usei na Motown 25.

Mas a noite antes da gravação, eu ainda não tinha ideia do que eu ia fazer com o meu número solo. Então eu desci para a cozinha da nossa casa e toquei “Billie Jean”. Alto. Eu estava lá por mim mesmo, a noite antes do show, e eu praticamente fiquei lá e deixei a música me dizer o que fazer. Eu meio que deixei a dança criar a si mesma. Eu realmente deixei ela falar comigo, eu ouvi a batida entrar, e eu levei este chapéu espião e comecei a pose e o passo, deixando o ritmo de “Billie Jean” criar os movimentos. Senti-me quase compelido a deixá-lo criar a si mesmo. Eu não poderia ajudá-lo. E aquilo – sendo capaz do “passo para trás” e deixar a dança vir através dele – foi muito divertido.

Eu também tinha vindo a praticar certos passos e movimentos, embora a maior parte do desempenho foi realmente espontâneo. Eu vinha praticando o Moonwalk por algum tempo, e ocorreu isto em nossa cozinha que eu iria finalmente fazer o Moonwalk em público na Motown 25.

Agora, o Moonwalk já estava na rua por esta altura, mas eu aprimorei um pouco isto quando eu fiz o passo. Ele nasceu como um passo break-dance, um “popping”, tipo de coisa que as crianças negras tinham criado dançando nas esquinas no gueto. Pessoas negras são dançarinas verdadeiramente inovadoras; elas criam muitas das novas danças, pura e simples. Então eu disse, “Esta é a minha chance para fazer isso”, e eu fiz isso. Essas três crianças ensinaram isso para mim. Elas deram-me o básico – e eu estava fazendo isso muito em particular. Eu tinha praticado em conjunto com certos outros passos. Tudo o que eu tinha certeza era que aquilo era a ponte para “Billie Jean.” Eu ia a andar para trás e para frente ao mesmo tempo, como andar na lua.

Um dia da gravação, a Motown estava em atraso. Tarde. Então eu saí e ensaiei por mim mesmo. Até então eu tinha o meu chapéu espião. Meus irmãos queriam saber para que era o chapéu, mas eu disse a eles que eles teriam que esperar e ver. Mas eu pedi um favor a Nelson Hayes. “Nelson – depois que eu fizer o conjunto com os meus irmãos e as luzes se apagarem, passe o chapéu para mim no escuro, eu vou estar no canto, de lado, conversando com o público, mas você passe aquele chapéu preto lá e coloque-o na minha mão no escuro. ”

Então, depois de meus irmãos e eu acabamos de apresentar, eu andei mais para o lado do palco e disse: “Lindo! Eu gostaria de dizer que aqueles eram os bons velhos tempos; aqueles foram momentos mágicos com todos os meus irmãos, incluindo Jermaine. Mas o que eu realmente gosto “- e Nelson colocando o chapéu na minha mão -” são as canções mais recentes.” Eu me virei e peguei o chapéu e entrou “Billie Jean”, naquele ritmo pesado, eu poderia dizer que as pessoas na platéia estavam realmente gostando do meu desempenho. Meus irmãos me disseram que estavam lotando as asas olhando-me com a boca aberta, e os meus pais e irmãs estavam lá na platéia. Mas eu só me lembro abrindo os olhos no final da coisa e vendo esse mar de gente de pé, aplaudindo. E eu senti tantas emoções conflitantes. Eu sabia que tinha feito o meu melhor e me senti bem, tão bom. Mas ao mesmo tempo eu me senti decepcionado comigo mesmo. Eu tinha planejado fazer uma rotação muito longa e parar na ponta dos pés, suspenso por um momento, mas eu não fiquei na ponta do pé tanto quanto eu queria. Eu fiz a rotação e eu pousei em um dedo do pé. Eu queria apenas ficar lá, apenas congelar lá, mas não funcionou bem como eu tinha planejado.

Quando cheguei nos bastidores, as pessoas estavam lá me parabenizando. Eu ainda estava desapontado com o spin. Eu estava tão concentrado e eu sou um perfeccionista. Ao mesmo tempo, eu sabia que este foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Eu sabia que, pela primeira vez, meus irmãos tinham realmente tido uma chance de me assistir e ver o que eu estava fazendo, como eu estava evoluindo. Após a apresentação, cada um deles abraçou e beijou-me nos bastidores. Eles nunca tinham feito aquilo antes, e eu me senti feliz por todos nós. Foi tão maravilhoso quando eles me beijaram assim. Eu amei isso! Eu quero dizer, nós nos abraçamos o tempo todo. Minha família toda se abraça muito, com exceção de meu pai. Ele é o único que não faz. Sempre que o resto de nós vê um ao outro, nos abraçamos, mas quando eles todos me beijaram naquela noite, eu senti como se eu tivesse sido abençoado por eles.

O desempenho estava ainda roendo em mim, e eu não estava satisfeito até que um menino se aproximou de mim nos bastidores. Ele tinha cerca de 10 anos de idade e estava vestindo um smoking. Ele olhou para mim com estrelas em seus olhos, congelados onde ele estava, e disse: “Cara, quem mesmo ensinou você a dançar assim?”

Eu meio que ri e disse: “A prática, eu acho.” E este garoto estava olhando para mim, boquiaberto. Eu fui embora, e pela primeira vez naquela noite, eu me senti realmente bem sobre o que eu tinha realizado naquela noite. Eu disse para mim mesmo que devo ter feito realmente bem, porque as crianças são honestas. Quando aquele garoto disse, o que ele fez foi que eu realmente sentisse que eu tinha feito um bom trabalho. Eu estava tão comovido por toda a experiência, que eu fui para casa e escrevi tudo o que tinha acontecido naquela noite. Meu registro terminou com meu meu encontro com o garoto.

O dia após o show da Motown 25, Fred Astaire me chamou ao telefone. Ele disse – estas são suas palavras exatas – “Você é um inferno de um motor. Homem, você realmente colocou-os em suas bundas na noite passada.” Isso é o que Fred Astaire disse para mim. Agradeci a ele. Então, ele disse, “Você é um dançarino com raiva. Eu sou da mesma forma. Eu costumava fazer a mesma coisa com minha bengala.”

Eu tinha encontrado-o uma ou duas vezes no passado, mas esta foi a primeira vez que ele já havia me chamado. Ele passou a dizer: “Eu assisti o especial a última noite; eu o gravei e assisti novamente esta manhã. Você é um inferno de um motor.”

Michaeljacksonlivromoonwalk56

Meu amigo Fred Astaire

 

Foi o maior elogio que eu já tinha recebido em minha vida, e é o único que eu sempre quis acreditar. Por Fred Astaire me dizer, aquilo significou mais para mim do que qualquer coisa. Mais tarde, meu desempenho foi nomeado para um prêmio Emmy em uma categoria musical, mas eu perdi para Leontyne Price. Isto não importava. Fred Astaire me disse coisas que eu nunca iria esquecer – aquela foi a minha recompensa. Mais tarde, ele me convidou para sua casa, e havia mais elogios dele até que eu realmente corei. Ele revisou todo o meu desempenho da “Billie Jean” , passo a passo. O grande coreógrafo Hermes Pan, que tinha coreografado danças de Fred no cinema, veio, e eu mostrei a eles o Moonwalk e demonstrei alguns outros passos que realmente interessava a eles.

Não muito tempo depois, Gene Kelly veio até a minha casa para visitar e também disse que gostou da minha dança. Foi uma experiência fantástica, aquilo mostrou porque eu senti que tinha sido introduzido em uma fraternidade informal de dançarinos, e eu me senti muito honrado, porque essas eram as pessoas que eu mais admirava no mundo.

Logo após a Motown 25, minha família leu um monte de coisas na imprensa sobre eu ser “o novo Sinatra” e tão “emocionante quanto Elvis” – esse tipo de coisa. Foi muito bom ouvir, mas eu sabia que a imprensa podia ser tão instável. Uma semana eles amam você, e na semana seguinte, eles agem como se você fosse um lixo.

https://falandodemichaeljackson.wordpress.com/2015/11/23/livro-moonwalk-capitulo-5-o-moonwalk-44/

 

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

