LIVRO MOONWALK – CAPÍTULO 5 – O MOONWALK 4/4

Mais tarde eu dei a Sammy Davis como um presente, o casaco preto brilhante que eu usei na Motown 25. Ele disse que ia fazer uma imitação minha no palco, e eu disse: “Aqui, você quer usar isso quando você se apresentar?” Ele estava tão feliz. Eu amo Sammy. Ele é um homem tão fino e um real showmal. Um dos melhores.

Michaeljacksonlivromoonwalk60

Eu estava usando uma única luva por anos antes de Thriller. Eu senti que uma luva era legal. Vestindo duas luvas parecia tão comum, mas uma única luva era diferente e foi definitivamente um estilo. Mas eu tenho por longo tempo acreditado que pensar muito sobre o seu estilo é um dos maiores erros que você pode fazer, porque um artista deve deixar seu estilo evoluir naturalmente, espontaneamente. Você não pode pensar sobre essas coisas, você tem que sentir o seu caminho dentro deles.

Na verdade, eu estava usando a luva por um longo tempo, mas não tinha conseguido muita atenção até que, de repente, ela bateu com Thriller, em 1983. Eu estava usando-a em algumas das turnês antigas de volta na década de 1970, e eu usava uma luva durante o Off the Wall tour e na capa do álbum ao vivo que saiu depois.

É assim que o show business tem uma luva. Eu amo usá-la. Uma vez, por coincidência, eu usava uma luva preta para a cerimônia da American Music Awards, que aconteceu de cair no aniversário de Martin Luther King Jr.. Engraçado como as coisas acontecem às vezes

Michaeljacksonlivromoonwalk61

Eu admito que eu amo as tendências de moda, mas eu nunca pensei que usar meias brancas ia pegar. Não muito tempo atrás era considerado extremamente quadrado usar meias brancas. Foi legal na década de 1950, mas, e na década de 60? Nos anos 70 você não colocava meias brancas nem que te matassem. Foi considerado muito quadrado até mesmo – para a maioria das pessoas.

Mas eu nunca parei de usá-las. Nunca. Meus irmãos me chamavam de um mergulho, mas não me importo. Meu irmão Jermaine ficava chateado e ligava para minha mãe: “Mãe, Michael está usando meias brancas novamente. Você não pode fazer alguma coisa? Fale com ele.” Ele iria reclamar amargamente. Eles todos me diziam que eu era um bobão. Mas eu ainda usava minhas meias brancas, e agora é legal novamente. Essas meias brancas devem ter pego apenas a irritação de Jermaine. Eu tenho cócegas quando eu penso sobre isso. Após Thriller saiu, isto tornou-se mesmo ok para vestir suas calças altas em volta de seus tornozelos novamente.

Minha atitude é se a moda diz que é proibido, eu vou fazê-lo.

Quando estou em casa, eu não gosto de me vestir elegantemente. Eu uso tudo o que é útil. Eu costumava passar os dias de pijama. Eu gosto de camisas de flanela, blusas e calças velhas, roupas simples.

Quando eu saio, eu me visto em mais nítidas, brilhantes, roupas mais personalizados, mas ao redor da casa e no estúdio qualquer coisa vai. Eu não uso muito jóias – geralmente nenhuma – porque fica no meu caminho. Às vezes as pessoas me dão jóias de presentes e eu as valorizo​ para o sentimento, mas usualmente eu apenas as coloco em algum lugar. Algumas destas tem sido roubadas. Jackie Gleason me deu um lindo anel. Ele tirou do seu dedo e o deu a mim. Foi roubado e eu sinto falta dele, mas isto realmente não me incomoda porque o gesto significava mais do que qualquer outra coisa, e aquilo não pode ser tirado de mim. O anel era apenas uma coisa material.

O que realmente me faz feliz, o que eu amo é performar e criar. Eu realmente não me importo com todas as armadilhas materiais. Eu gosto de colocar a minha alma em algo e ter pessoas aceitando e gostando disto. É um sentimento maravilhoso.

Eu aprecio a arte por essa razão. Eu sou um grande admirador de Michelangelo e de como ele derramou a sua alma em seu trabalho. Ele sabia em seu coração que um dia ele iria morrer, mas que o trabalho que ele fez viveria. Você pode dizer que ele pintou o teto da Capela Sistina, com toda a sua alma. Em um ponto, ele mesmo destruiu e fez mais porque ele queria que fosse perfeito. Ele disse: “Se o vinho é ácido, despeje-o fora.”

Eu posso olhar para uma pintura e me perder. Ela puxa você para dentro, toda a emoção e drama. Ela se comunica com você. Você pode sentir o que o artista estava sentindo. Eu me sinto da mesma maneira sobre fotografia. Uma fotografia pungente ou forte pode falar volumes.

 

 

 

Michaeljacksonlivromoonwalk62.jpg

Como eu disse anteriormente, houve muitas mudanças em minha vida no rescaldo da Motown 25. Fomos informados de que 47 milhões de pessoas assistiram aquele show e, aparentemente, muitos deles sairam e compraram Thriller. No outono de 1983, o álbum tinha vendido oito milhões de cópias, superando, de longe, as expectativas da CBS para o sucessor de Off the Wall. Nesse ponto Frank Dileo disse que gostaria de nos ver produzir outro vídeo ou curta-metragem.

Ficou claro para nós que o próximo single e vídeo deveria ser “Thriller”, uma longa faixa que tinha muito material para um diretor brilhante tocar. Logo que a decisão foi tomada, eu sabia que eu queria tê-lo dirigindo. No ano anterior eu tinha visto um filme de terror chamado Um Lobisomem Americano em Londres, e eu sabia que o homem que fez isso, John Landis, seria perfeito para “Thriller”, já que o nosso conceito para o vídeo contou com o mesmo tipo de transformações que aconteceu com seu personagem.

Michaeljacksonlivromoonwalk63.jpg

Então, entramos em contato com John Landis e pedimos a ele para dirigir. Ele concordou e apresentou o seu orçamento, e fomos trabalhar. Os detalhes técnicos do filme foram tão incríveis que logo recebeu um telefonema de John Branca, meu advogado e um dos meus conselheiros mais próximos e mais valorizados. John estava trabalhando comigo desde os dias de Off The Wall; na verdade, ele até me ajudou, vestindo muitos chapéus e funcionando em várias capacidades quando eu não tinha gerente depois que Thriller foi lançado. Ele é um daqueles extremamente talentosos, homens capazes, que podem fazer qualquer coisa. Enfim, John estava em pânico porque havia se tornado óbvio para ele que o orçamento original para o vídeo de “Thriller” estava indo para o dobro. Eu mesmo estava pagando para este projeto, portanto, o dinheiro para as derrapagens orçamentárias estava saindo do meu bolso.

Mas, neste ponto John apareceu com uma grande ideia. Ele sugeriu que fizéssemos um vídeo separado, financiado por outra pessoa, sobre o making of de “Thriller” vídeo. Parecia estranho que ninguém nunca tinha feito isso antes. Tínhamos certeza de que seria um documentário interessante e, ao mesmo tempo em que ajudaria a pagar para o nosso projeto que dobrou. Não demorou muito para John colocar esse negócio juntos. Ele tinha MTV e a rede a cabo Showtime para colocar o dinheiro, e Vestron lançou o vídeo depois que “Thriller” foi ao ar.

O sucesso de The Making of Thriller foi um pouco de um choque para todos nós. Na forma de cassete vendeu cerca de um milhão de cópias por si só. Mesmo agora, ele detém o recorde como o vídeo da música mais vendido de todos os tempos.

O “Thriller” filme estava pronto no final de 1983. Nós o lançamos em fevereiro e fez sua estréia na MTV. Epic lançou “Thriller” como um single e as vendas do álbum foram loucas. De acordo com as estatísticas, o filme “Thriller” e o lançamento do single resultaram em 14 milhões de álbuns e vendas adicionais de fita em um período de seis meses. Em um ponto, em 1984, estávamos a vender um milhão de discos por semana.

Eu ainda estou chocado com esta resposta. No momento em que finalmente encerramos a campanha Thriller, um ano depois, o álbum foi à marca de 32 milhões. Hoje as vendas estão em 40 milhões. Um sonho tornado realidade.

Durante este período, eu mudei minha gerência também. Meu contrato com Weisner e DeMann havia expirado no início de 1983. Meu pai já não estava me representando e eu estava olhando para várias pessoas. Um dia eu estava no Beverly Hills Hotel, visitando Frank Dileo, e eu perguntei se ele tinha interesse em deixar a Epic e gerenciar minha carreira.

Frank me pediu para pensar um pouco mais sobre isso e se eu tinha certeza, chamá-lo de volta na sexta-feira.

Desnecessário dizer, eu o chamei de volta.

O sucesso de Thriller realmente me atingiu, em 1984, quando o álbum recebeu um número gratificante de nomeações para os American Music Awards e o Grammy Awards. Lembro-me sentir uma pressa esmagadora de júbilo. Eu estava transbordando com alegria e dança ao redor da casa, gritando. Quando o álbum foi certificado como o álbum mais vendido de todos os tempos, eu não podia acreditar. Quincy Jones estava gritando, “Bust, abra o champanhe!” Estávamos todos em um estado. Homem! Que sensação! Para trabalhar tão duro em algo, dar muito e ter sucesso! Todos os envolvidos com Thriller estavam flutuando no ar. Foi maravilhoso.

Michaeljacksonlivromoonwalk64

Eu imaginava que eu me senti como um corredor de longa distância deve sentir quando quebra a fita na linha de chegada. Eu penso de um atleta, correndo tão duro e tão rápido quanto ele pode. Finalmente, ele se aproxima da linha de chegada e seu peito bate essa fita e a multidão está subindo com ele. E eu não estou mesmo em esportes!

Mas eu me identifico com aquela pessoa, porque eu sei o quão duro ele é treinado e eu sei o quanto aquele momento significa para ele. Talvez uma vida inteira foi devotada a este esforço, este momento. E assim ele vence. Essa é a realização de um sonho. Isso é uma coisa poderosa. Eu posso compartilhar aquele sentimento porque eu sei.

Michaeljacksonlivromoonwalk65.jpg

Na casa de Barry Gibb ma Flórida

 

Um dos efeitos colaterais do período de Thriller foi para me fazer constantemente cansado de estar no olho do público. Devido a isso, resolvi levar uma vida mais tranquila, mais privada. Eu ainda era bastante tímido sobre minha aparência. Você deve se lembrar de que eu tinha sido uma estrela infantil e quando se cresce sob esse tipo de escrutínio, as pessoas não querem que você mude, fique mais velho e pareça diferente. Quando me tornei conhecido, eu tinha um monte de gordura de bebê e um rosto muito gordinho e redondo. Aquelas bochechas permaneceram comigo até alguns anos atrás, quando eu mudei minha dieta e parei de comer bife, frango, porco e peixe, bem como certos alimentos que engordam. Eu só queria parecer melhor, viver melhor e ser mais saudável. Gradualmente, como eu perdi peso, meu rosto tomou sua forma atual e a imprensa começou a me acusar de alterar cirurgicamente minha aparência, além do nariz que eu livremente admiti que tinha, como muitos artistas e estrelas de cinema. Eles tomaram uma foto antiga da adolescência do ensino médio, e comparam com uma fotografia atual. Na foto antiga meu rosto estava redondo e rechonchudo. Eu estava com um cabelo afro, e a imagem estava mal iluminada. A nova foto iria mostrar um muito mais velho, rosto mais maduro. Eu tenho um diferente estilo de cabelo e um nariz diferente. Além disso, a iluminação do fotógrafo é excelente nas fotografias recentes. Realmente não é justo fazer essas comparações. Eles têm dito que eu tinha feito cirurgia óssea no meu rosto. Parece-me estranho que as pessoas saltem para essa conclusão e eu achava que isso era muito injusto.

Judy Garland e Jean Harlow e muitos outros tiveram seus narizes feitos. Meu problema é que, como uma estrela infantil, as pessoas se acostumaram a ver-me parecer de uma forma.

Eu gostaria de colocar as coisas em seu lugar agora. Eu nunca tive minhas bochechas alteradas ou meus olhos alterados. Eu não tive meus lábios retocados, nem eu tinha dermoabrasão ou peeling. Todas essas acusações são ridículas. Se elas fossem verdadeiras, eu diria que sim, mas elas não são. Eu tive o meu nariz alterado duas vezes e eu recentemente adicionei um furo ao meu queixo, mas é isso. Ponto. Eu não me importo o que qualquer um diz – é o meu rosto e eu sei.

Eu sou vegetariano agora e estou muito mais magro. Eu estive em uma dieta rigorosa durante anos. Eu me sinto melhor do que nunca, mais saudável e ativo. Eu não entendo por que a imprensa é tão interessada ​​em especular sobre a minha aparência de qualquer maneira. O que meu rosto tem a ver com a minha música ou a minha dança?

Outro dia, um homem me perguntou se eu estava feliz. E eu respondi: “Eu não penso que eu estou sempre totalmente feliz.” Eu sou uma das pessoas mais difíceis para satisfazer, mas, ao mesmo tempo, tenho consciência de quanto eu tenho que ser agradecido e estou verdadeiramente grato que eu tenho a minha saúde e o amor da minha família e amigos.

Eu também fico envergonhado facilmente. A noite em que ganhei oito American Music Awards, eu os aceitei usando meus óculos de sol na transmissão da rede. Katharine Hepburn me ligou e me parabenizou, mas ela me deu um momento difícil por causa dos óculos de sol. “Seus fãs querem ver seus olhos”, ela me repreendeu. “Você está tapando eles.” No mês seguinte, fevereiro de 1984, no show do Grammy, Thriller tinha saído com sete prêmios Grammy e parecia que ia ganhar o oitavo. Toda a noite eu estava subindo ao pódio e coletando prêmios com meus óculos escuros. Finalmente, quando Thriller ganhou por Melhor Álbum, fui para aceitá-lo, tirei meus óculos e olhei para a câmera. “Katherine Hepburn,” eu disse, “isto é para você.” Eu sabia que ela estava assistindo e ela estava.

Você tem que ter um pouco de diversão.

 

 

 

 

Sobre PoemforMJ

Michael ... "Quando olho no dentro dos seus olhos eu sei que é verdade.Deus deve ter gasto um pouco mais de tempo em você!"
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

